Por Catarina Rodrigues


Gaël Dias faz parte do grupo de investigação em Tecnologia da Linguagem Humana

O professor Gaël Harry Dias e a licenciada Elsa Alves em Matemática/Informática, do Departamento de Informática da UBI, receberam o prémio de melhor artigo científico do "9th International Symposium on Social Communication" que decorreu em Santiago de Cuba de 24 a 28 de Janeiro de 2005 e que contou com mais de 350 cientistas de mais de 30 países.
O tema do artigo esteve relacionado com a segmentação automática de textos em tópicos que segundo Gaël Dias pode ser resumida como sendo “a acção de descobrir de forma automática as diferentes secções de um texto”. Para isso os autores definiram “uma nova medida de similaridade que evite o uso de dicionários e de mais informação linguística como a estrutura retórica dos textos”. O docente explica que ao contrário da maioria dos sistemas existentes, esta metodologia aplica-se a qualquer idioma.
O trabalho desenvolvido integra-se num projecto com duração de três anos sobre sumarização automática financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia que agrupa três alunos de doutoramento e dois alunos de mestrado. Gaël Dias explica que no domínio da sumarização vão ser focados três grandes eixos, “a segmentação em tópicos, a selecção de frases relevantes e a compressão de frases”. Segundo o docente “este tipo de sistema pode ser utilizado para a divulgação de informação em tecnologias móveis como os PDA’s para os quais a informação deve ser reduzida para caber em pequenos ecrãs”. O público em geral beneficiará com este sistema porque o acesso à informação será facilitado. No caso concreto da comunidade académica, este tipo de sistema facilitará a realização de sumários de sebentas úteis no quadro do processo de aprendizagem dos alunos, o que para o docente constitui “uma verdadeira ferramenta de e-learning”. O investigador sublinha ainda que “este tipo de sistema poderá também ter um impacto positivo para os cegos que poderão combinar estas técnicas com uma interface vocal sendo assim mais rápido o acesso aos conteúdos digitais”.




Investigação prossegue

A investigação nesta área tem sido levada a cabo pelo grupo de investigação em Tecnologia da Linguagem Humana (http://hultig.di.ubi.pt) do Departamento de Informática. “Os resultados obtidos nesta área pelo grupo são notáveis tendo sido validados por várias publicações científicas em conferências de renome internacional”, acrescenta Gaël Dias. O grupo tem-se desenvolvido rapidamente tendo este ano garantido dois projectos financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Atrair estudantes de fora do país para desenvolver as suas pesquisas na UBI, tem sido um dos principais objectivos. Este ano, receberá dois alunos búlgaros para a realização dos seus doutoramentos na UBI assim como um aluno de pós-doutoramento francês “caso este obtenha uma bolsa para este efeito”, adianta. O docente lembra que “as parcerias com universidades estrangeiras e nacionais são inúmeras o que nos motiva ainda mais para atingir um alto nível de excelência nesta área a curto ou médio prazo”.
Recentemente foi atribuída ao grupo uma sala de investigação, o que para Gaël Dias constitui uma melhoria “significativa” nas condições de investigação porque “será assim possível formar uma massa cinzenta que possa produzir trabalho integrado de alta qualidade”. O docente sublinha ainda a colaboração existente com o Departamento de Electromecânica para a implementação do projecto de sumarização em tecnologias móveis.