Um dos projectos da Beira Serra chega agora ao fim para dar lugar ao Compasso
Projecto Convidas
Avaliação final na UBI

Uma das iniciativas da Associação de Desenvolvimento Beira Serra chega agora ao fim. A UBI, como parceira no evento, emprestou as instalações para a avaliação final.


Por Eduardo Alves


Os números são em larga escala. Mais do que os esperados pela organização do Convidas, um projecto que tem como meta a conciliação entre a vida profissional e familiar e que actuou em vários domínios sociais da Cova da Beira.
Esta acção foi inicialmente promovida pela Beira Serra e contou depois com a participação da UBI, da Câmara Municipal da Covilhã, do Sindicato Têxtil da Beira Baixa, entre outras entidades. Para além do projecto de voluntariado, onde a Beira Serra chamou a si mais de 2 mil pessoas espalhadas por dez freguesias do concelho da Covilhã, o Convidas actuou também ao nível da informação.
Este tipo de iniciativa foi no sentido de “mostrar às empresas as necessidades de repensarem as suas formas de organização no trabalho”, explica Graça Rojão, coordenadora do Convidas.

Resultados muito positivos

Foi no pólo IV da UBI que a Beira Serra reuniu grande parte dos principais intervenientes neste projecto. Falar sobre o que de bom e de mau aconteceu ao longo de dois anos e meio de actividade mostrou-se o objectivo do encontro. Outro dos aspectos também abordados prende-se com o impacto do Convidas na comunidade, nas entidades e no mundo do trabalho, “para que depois se possa fazer uma conclusão geral”, refere a coordenadora do Convidas. A parceria mantida pela UBI através do Centro de Estudos Sociais (CES) revelou-se “fundamental”, reitera Graça Rojão.
Nos próximos tempos, esta ligação vai também estar presente no novo evento da Beira Serra, o Compasso. Este também visando a família e a relação com o mundo laboral. Com o sucesso do Convidas, os dirigentes da Beira Serra esperam alcançar resultados similares através do Compasso.
A criação de zonas de apoio aos trabalhadores, nos parques industriais do Tortosendo e Canhoso são as principais novidades. Estes espaços vão contar com a colaboração de alguns voluntários da Beira Serra que prestam apoio aos trabalhadores. Desde a marcação de consultas médicas, exames, até à ajuda no preenchimento de documentos financeiros e dos correios, os trabalhadores vão poder beneficiar de algumas coisas que só conseguiriam, “caso abandonassem o local de trabalho”, explica Graça Rojão.
Com estes gabinetes de apoio, promovidos pela Beira Serra, “as pessoas vão poder executar as suas tarefas no horário e local de trabalho”, ao mesmo tempo que ficam com mais tempo para a família.