A Guardiã dos Sonhos







 






de Rani Manicka




Uma das provas mais sólidas de que a cultura, própria de cada povo, é um dos factores mais importantes para a humanidade está na capacidade de memória, de relato e de recolha de experiências dos povos em questão. Tem sido uma região devastada por guerras, internas e externas, por retrocessos naturais e por catástrofes humanas. Todavia, no sudeste asiático e em países como a Malásia, de onde é proveniente este escrito, guardam verdadeiros tesouros culturais.
A contrastar em tudo com as potências militares, com os novos-ricos do ocidente, o oriente vive calmamente e de forma superior. A obra de Rani Manicka apresenta um pouco de tudo na vida comum de um país asiático. Lakshmi é a personagem principal deste livro. Aos 14 anos vê-se casa com um homem bem mais velho do que ela. Afastada da família, de tudo quanto era seu, passados cinco anos tem já uma mão cheia de filhos e a certeza de que vai ter de ser ela e só ela a fazer pela vida.
Os sons, os cheiros e os sabores da Malásia do século XX – um mundo sensual e exótico, povoado de mitos e magia, de deuses e fantasmas – unem-se numa sábia combinação de tradição e realismo mágico para contar uma história de riso, perda, amor e traição, que é, no fundo, o relato da vida atribulada de quatro gerações de mulheres.