Com a presença de Carlos Pinto
Unidos do Lameirão inaugura sede

Foi num ambiente de festa, que as gentes do Lameirão, em Cantar Galo, assistiram à inauguração da sede do Grupo Desportivo e Recreativo Unidos do Lameirão

Por Fábio Moreira


Carlos Pinto, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, deslocou-se este domingo a Cantar Galo para a inauguração da sede social do Grupo Desportivo e Recreativo Unidos do Lameirão, numa altura em que também se assinala o seu 22º aniversário.
O autarca foi recebido pelo rancho folclórico da colectividade, pelo grupo de bombos “Toca a Bombar” e pela filarmónica da Vila do Carvalho, que actuaram em frente à nova sede, antes de Carlos Pinto e José Santos, presidente do Unidos, descerrarem a placa que assinalou a inauguração
Após esse momento, todos os presentes no Lameirão puderam entrar e conhecer as instalações, numa visita colectiva que durou alguns minutos. De seguida, os presentes reuniram-se para ouvir os habituais discursos.
As palavras do presidente do Unidos do Lameirão chegaram pela boca do presidente da assembleia-geral do Grupo, Hugo Rogeiro. O dirigente revelou um pouco da história da associação e remeteu agradecimentos para todos os que tornaram possível a obra, sendo o principal alvo destes, o edil Carlos Pinto. Hugo Rogeiro agradeceu também “o trabalho importante da Junta de Freguesia de Cantar Galo, que apesar de monetariamente não ter podido ajudar tanto quanto gostaria, burocraticamente deu-nos um forte empurrão”.
Carlos Sousa, presidente da Junta de Cantar Galo lamentou as dificuldades que não deixaram que a Junta “correspondesse aos anseios da direcção do Unidos”. No entanto deixou nesta inauguração um cheque de ajuda, no valor de 1125 euros, correspondente a uma tranche de um subsídio previsto para a colectividade.
Carlos Pinto destacou o cumprimento da promessa de construção da sede do Unidos do Lameirão alertando os presentes para que “desconfiem daqueles que prometem tudo. Confiem antes naqueles que, prometendo pouco, realizam esse pouco de forma gradual”.
O presidente da Câmara da Covilhã destacou ainda a importância do movimento associativo e a sua evolução no concelho. Nas suas palavras, “o associativismo é fundamental para servir a cultura, o divertimento e o lazer”. Disse Carlos Pinto que “nestes últimos oito anos de mandato fizemos uma revolução completa no movimento associativo. Ninguém pode reconhecer a situação dos clubes e associações que encontramos em 1997, relativamente às que encontramos em 2005”. Estes espaços, refere o autarca, “são um ponto de chegada e de partida”, pois “casas como esta exigem dos responsáveis programas de animação que chamem aqui os jovens, para que possam desenvolver actividades, justificando dessa maneira estes espaços”.