Apostas alternativas
Ventos da Gardunha dão energia em 2006

Os autarcas do concelho do Fundão estão empenhados em apostar nas energias alternativas. No próximo ano começa a surgir energia limpa.

NC / Urbi et Orbi


A empresa Generg - Ventos da Gardunha inicia em Abril a construção da última parte da linha de transporte de energia que permitirá transferir a corrente eléctrica do Parque Eólico da Gardunha para a subestação de Castelo Branco, cuja construção foi iniciada pela empresa em Fevereiro do ano passado. É isto que assegura João Bártolo, presidente da comissão executiva da Generg, entidade privada dedicada à construção e exploração de produção de electricidade a partir de fontes renováveis, que esta semana assinou com a Câmara do Fundão um protocolo que visa a utilização dos caminhos municipais de montanha para que a empresa proceda ao enterramento dos cabos de ligação entre geradores e destes às subestações de transformação.
Este responsável adianta também que as obras da linha estarão concluídas em Julho do próximo ano, prevendo-se a entrada em funcionamento para o último trimestre de 2006.
O protocolo prevê também a suspensão do Plano Director Municipal do Fundão, “caso se verifique a necessidade de construção em zonas condicionadas”, refere o documento. No entanto, segundo a Gernerg, a área a ocupar pelo Parque Eólico da Gardunha está fora da zona incluída na Rede Natura 2000 e o estudo de impacte ambiental ali realizado não encontrou “impactes negativos significativos”, refere o documento distribuído pela empresa.
A empresa prevê investir 113 milhões de euros na construção do parque que abrange os concelhos do Fundão e de Castelo Branco. Com 118 MW de potência atribuída pela Direcção Geral de Energia, permitirá produzir anualmente 283 GWh de electricidade limpa.