| O Sindicato dos Professores 
                      da Zona Centro (SPZC) levou a cabo na passada sexta feira, 
                      dia 4 de Março, no auditório 8.1 do pólo 
                      das Engenharias da UBI uma acção de formação 
                      dirigida a educadores de infância e professores dos 
                      ensinos Básico, Secundário e Superior. A acção de Formação teve como 
                      tema principal a apresentação do projecto 
                      pedagógico transversal para o prazer da leitura, 
                      da Creche ao Ensino Superior – “Livranimaletas” 
                      desenvolvido pela Professora Sylviane Rigolet, docente da 
                      Universidade Fernando Pessoa.
 Carlos Costa, dirigente do SPZC iniciou os trabalhos salientando 
                      que Portugal é um dos países da Europa onde 
                      os índices de leitura são mais baixos, ao 
                      contrário dos países escandinavos, onde a 
                      taxa de leitura é bastante elevada.
 “Ser professor é dar-se” Sylviane Rigolet, prelectora nesta acção 
                        de formação tomou a palavra e começou 
                        por citar Sebastião da Gama para definir o papel 
                        do professor: “Para se ser professor é necessário 
                        ter as mãos purificadas, porque todos os dias tocamos 
                        em flores…”, dizendo em seguida que “os 
                        educadores e os professores, independentemente do grau 
                        de ensino em que leccionam, devem estimular a interacção 
                        positiva entre professor-aluno”.Livranimaletas, ou a arte do projecto em teia, tem como 
                        ponto de partida a descoberta de um novo meio educativo, 
                        partindo da criatividade para transformar desafios em 
                        potencialidades, e motivações em realizações, 
                        envolvendo de forma dinâmica, original e eficaz 
                        todos os interlocutores do processo educativo.
 “A maleta é adaptável a diferentes 
                        temas e a diferentes áreas, uma vez que podemos 
                        ter vários tipos de maletas. A maleta da educação, 
                        a maleta da água, a maleta do cão, etc. 
                        É, também, uma estratégia positiva 
                        porque foca somente as capacidades positivas dos alunos, 
                        partindo dos seus centros de interesses individuais” 
                        afirmou Sylviane.
 A formadora defendeu que “a estratégia dinâmica 
                        da maleta potencializa os recursos, envolve toda a comunidade 
                        e desenvolve, em simultâneo, a individualização 
                        e a socialização dos educandos”.
 Assim, esta acção de formação, 
                        conduzida pela Professora Sylviane Rigolet deu a conhecer 
                        a todo o auditório novos métodos e novas 
                        técnicas para o estímulo da leitura entre 
                        alunos e educandos.
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