A Ontologia do Cinema esteve em análise durante um fim-de-
-semana
Jornadas de “Ontologia do Cinema”
Interpretações artísticas

Compreender o que uma obra artística transmite é, na maior parte das vezes, “saber mais sobre uma criação, que o seu próprio criador”. Esta foi uma das principais conclusões extraídas das jornadas promovidas pelo Departamento de Comunicação e Artes.


Por Eduardo Alves


Muitas vezes, o comum dos mortais é assolado por “uma miopia inata que não o deixa ver para além do usual”. Esta incapacidade é, para Wilson Gomes, docente da Universidade da Bahia, Brasil, “um entrave à arte e à criação artística”. Entrave esse que reina, em muitos casos, no mundo do cinema.
A sétima arte, entendida pelos seus apaixonados, como criadora dos seus próprios objectos e do seu mundo, esteve em análise, durante dois dias na UBI. Cada vez mais as novas tecnologias, colocadas à disposição da mente artística e criadora do homem, por natureza, possibilitam a este a criação de novas realidades.
Saber interpretar a arte, saber compreender e contextualizar todos os novos mundos que as diferentes correntes artísticas geram, foi tema de debate entre investigadores, docentes e alunos de várias licenciaturas da UBI. Este evento vem no seguimento de uma série de jornadas que o Departamento de Comunicação e Artes tem vindo a promover há já quase dois anos e que se inserem numa política de aprendizagem extra-curricular.
Presentes no evento, para além de vários docentes do Departamento de Comunicação, professores brasileiros das Universidades da Bahia e Estadual de Campinas, professores espanhóis das Universidades de Valladolid e Complutense de Madrid e ainda, o professor Mário Jorge Torres da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Durante os dois dias do evento que decorreu na Sala dos Conselhos, no pólo I da UBI discutiram-se temáticas relacionadas, entre outros, com “a questão do autor no filme documentário”, “Princípios de poética” e “A iconologia do cinema de Orson Wells”.