Rock puro, duro e sem maquilhagem


 

 

 

 

 

 

 

The Kills



Universal | 2004


A mais letal aliança entre os Estados Unidos e a Grã-Bretanha, a seguir à dupla Bush/Blair, está de regresso com mais umas pedras na mão para atirar à cabeça dos mais incautos. Falamos, claro, da guitarrista americana Alison Mosshart, mais conhecida por “W”, e do baterista inglês Jamie Hince (nome de guerra : “Hotel”) que, há dois anos atrás, surgiram em pleno movimento revivalista com um projecto surpreendente intitulado “The Kills”.
Já ninguém tem qualquer dúvida de que os The Kills são um dos mais interessantes e promissores grupos rock da actualidade. “No Wow”, o percursor de “Keep On Your Mean Side”, de 2003, é o segundo álbum de originais deste duo que despoja o rock de todos e quaisquer artifícios e o reduz à sua dimensão mais simples e mais directa. Neste “No Wow”, a banda revisita os finais dos anos setenta, quando o punk e o disco chocaram, se entrecruzaram e fundiram, para criar um dos discos que maior unanimidade tem recebido da crítica em todo o mundo.
Rock directo, puro, inteligente, clássico e moderno. Mas, e sobretudo, mais contundente e mau (no bom sentido) que “Keep On Your Mean Side”. E diziam que não era possível…