Por Fábio Moreira


Um encontro muito disputado entreduas equipas da região

Ainda havia pessoas a entrar no Municipal do Fundão, ainda as equipas procuravam assentar o seu jogo e já o Fundão estava na frente do marcador. Estavam decorridos cinco minutos da partida, quando Luís Pedro em jogada individual arrancou pelo flanco esquerdo do ataque da Desportiva, passou por dois adversários e entrou na área, onde serviu Caniço que só teve de encostar para a baliza.
Se se esperava um bom jogo com o golo a ter que obrigar o visitante a correr atrás do prejuízo, isso não aconteceu. O Teixosense não reagiu ao golo madrugador e foi a Desportiva do Fundão que tomou conta da partida.
O jogo foi, no primeiro tempo, muito monótono com poucas jogadas de emoção. Se do lado do Teixoso os avançados estavam sozinhos lá na frente e o ataque não surgia, do lado do Fundão, apesar do domínio, a lentidão de processos também não davam para muito melhor.
Ainda assim, foram da equipa da casa as jogadas de onde podia ter surgido maior perigo, ainda que poucas, mas na maioria vindas de rasgos individuais dos seus jogadores. Quanto à equipa visitante, o Teixosense só à passagem da meia hora conseguiu aproximar-se da baliza Fundanense. Primeiro num livre que Tiago não segura, mas Bordadágua não conseguiu recarregar, e depois Helder Sainhas em boa posição deixou Tiago roubar-lhe a bola.
As expectativas para a segunda parte não eram as melhores, dado o fraco primeiro tempo, mas as equipas trataram de dar um pontapé na monotonia. Logo na reabertura do jogo, João Bruno cobra exemplarmente um livre directo à entrada da área do Fundão, colocando muito bem a bola fora do alcance de Tiago, e restabelecendo a igualdade.
Os Fundanenses acusaram o toque e durante alguns minutos pareceram algo nervosos e desorientados. Foi um período de curta duração, já que Carlos Miguel (entrado aos 22’ para o lugar do lesionado Mariano) decidiu contrariar a tendência de insegurança da equipa e com confiança arrancou pelo lado esquerdo, tabelou com um companheiro, entrou decidido na área e fuzilou a baliza adversária, estavam jogados 56 minutos.
O golo teve o condão de tranquilizar a equipa da Desportiva, que a partir dessa altura começou a conseguir explanar o seu futebol, elaborando algumas jogadas vistosas e parecendo perto de chegar a uma vantagem mais confortável. Foi o melhor período da equipa da casa, mas que acabou com a jogada individual de Helder Sainhas, aos 73’, que tirou um adversário da frente, caminhou até á área e voltou a empatar a partida.
Novo contratempo estava reservado ao líder do campeonato apenas quatro minutos depois. Carlos Miguel, autor do segundo golo do Fundão e que se cotava como um dos melhores em campo, viu o segundo amarelo, deixando a equipa em situação delicada, com pouco mais de dez minutos para marcar e assim não perder o comboio da liderança.
Devem ter surgido fortes temores nesse sentido nesta altura por parte dos adeptos da casa. No entanto, a equipa tratou de dar uma resposta de campeão, não se deixando esmorecer. Com bastante força de vontade, os locais partiram para cima do seu adversário dando o tudo por tudo. Esse esforço e atitude foram premiados e, aos 84 minutos, após uma jogada de insistência dentro da área, o esférico acaba por sobrar para Vaz Alves, que já na pequena área atirou para o tento da vitória.