Próxima época de Verão
Sapadores florestais em dificuldades

As associações do distrito de Castelo Branco, quando faltam pouco meses para o Verão, admitem extinguir as equipas de sapadores florestais

NC / Urbi et Orbi


As associações do distrito de Castelo Branco, quando faltam pouco meses para o Verão, admitem extinguir as equipas de sapadores florestais. Devido à diminuição dos apoios financeiros do Estado e à dificuldade em conseguir receitas próprias, os dirigentes associativos admitem que pode estar em causa o funcionamento destas equipas, cujas competências passam pela prevenção de incêndios florestais, através de acções de silvicultura preventiva, vigilância e apoio ao combate.
Esta intenção, que surgiu a partir de uma reunião, "onde participaram cerca de 14 ou 15 associações", será transmitida aos partidos com assento na Assembleia da República, aos deputados eleitos pelo distrito de Castelo Branco, à Direcção-Geral dos Recursos Florestais e ao Instituto de Conservação da Natureza. Ainda este mês, as associações vão voltar a reunir-se, mas o encontro ainda não tem data marcada.
As associações defendem que "o financiamento destas equipas de sapadores é manifestamente insuficiente. O presidente da Adesgar - Associação de Defesa da Serra da Gardunha, José Filipe, adianta que as associações estão a receber apenas 35 mil euros, o que acaba "por resultar em equipas mal equipadas, com pouca protecção".
Além da diminuição dos apoios estatais, as associações que participam no Programa de Sapadores Florestais, a maioria entidades sem fins lucrativos, queixam-se de não conseguirem angariar receitas próprias. A regressão anual dos subsídios, prevista pela lei, poderia ser colmatada com as verbas cobradas pelas equipas de sapadores pela execução, por exemplo, de acções de silvicultura preventiva ou limpeza de matos. No entanto, explica o líder da Adesgar, "os proprietários não estão interessados em pagar aos sapadores para que executem estes trabalhos". "Isto dificulta o êxito da tentativa de rentabilizar uma equipa de sapadores", acrescenta.
Quanto ao funcionamento actual das equipas de sapadores, José Filipe explica que, por exemplo, "a equipa de sapadores florestais da Adesgar está a funcionar normalmente, mas graças ao recurso à banca". No distrito de Castelo Branco existem actualmente 21 associações que têm a seu cargo 24 equipas de sapadores florestais.