O autor deste livro apresenta-se como um apaixonado de Fernando Pessoa
Encontros de Biblioteca
Viqueira lança na UBI romance pessoano

No âmbito dos Encontros de Biblioteca, realizou-se na última quarta-feira, 9 de Março, o lançamento oficial do mais recente livro do professor e escritor ibérico Miguel Viqueira, “O Sanatório de Cascais”.


Por Liliana Ferreira


Miguel Viqueira esteve na última quarta-feira, pelas 18 horas, no anfiteatro da Biblioteca Central da UBI, a fim de lançar oficialmente o seu mais recente livro “O Sanatório de Cascais”, editado em Dezembro do último ano. Trata-se de um romance inspirado na vida de Fernando Pessoa. Segundo Viqueira, o poeta aspirou toda a vida a escrever o grande romance da sua geração, tendo, por esse motivo, passado o seu último ano de vida fechado em casa. Contudo, morrera sem conseguir escrever o desejado romance. Por finais dos anos 60, início dos anos 70, Fernando Pessoa reencarna em António Nogueira, que para seu desanimo completo se trata como ele mesmo de um poeta. É então que Fernando Pessoa se desdobra da própria reencarnação e convence António Nogueira a escrever um romance, sendo Pessoa quem o pensa e o outro que o executa. Escrito o romance resta juntá-lo à obra de Fernando Pessoa que se encontra dentro de uma arca. O final deste romance não foi naturalmente divulgado por Miguel Viqueira, esperando que, motivados pela breve exposição do romance, os interessados comprem o livro e se deixem envolver pelo espírito de desvendar Pessoa.
Apaixonado por Fernando Pessoa, Miguel Viqueira pretende com este livro demonstrar que o poeta “funcionava com mente de romancista mais do que com mente de poeta” e segundo afirma é também seu objectivo “dar uma bofetada de luva branca a certos especialistas pessoanos, que escrevem e dizem muita coisa baseados em nada”.
Segundo o escritor, “O Sanatório de Cascais” foi um livro de “gestação lenta mas de rápida execução” que, segundo o professor Gabriel Magalhães, “tem interesse não só por ser uma obra inovadora como também pelo facto de Miguel Viqueira ter um papel literário fundamental de aproximação entre Portugal e Espanha”.
Miguel Viqueira, escritor bilingue, tradutor, ensaísta, professor e ficcionista, tem obra publicada em Portugal e Espanha, e em publicações periódicas de índole diversa em ambos os países. Da sua obra destacam-se livros como: “Concerto para Violoncelo” (Bertrand, 1992), “Praiabela” (Bertrand, 1994) e “O efeito boomerang” (Círculo de Leitores, 1999).