Terra da magia





 

 

 

 

 

 

 


Monsaraz




Os contos medievais e as histórias de cavaleiros e donzelas ganham todo o sentido na vila de Monsaraz. A aura mágica que atrai milhares de visitantes todos os anos agiganta-se quando o viajante se depara com o planalto surgido no centro das vastas planícies alentejanas. O Guadiana, que por estas alturas não é mais que um fio de água serve de linha de orientação ao mais distraído. No meio do imenso terreno, nivelado pela mão da natureza, surge um alto granítico, fortificado pela terra e pelas gentes.
É bem lá no topo que se ergue um povoado de casinhas feitas com xisto e cal. Se algum exemplo existe de boa preservação e recuperação arquitectónica, Monsaraz serve como uma luva. O cuidado posto pelos responsáveis e sobretudo, pelos locais, conferiu-lhe o estatuto de que hoje goza de forma natural. Esta vila ganhou sobre si um magneto natural que chama milhares de pessoas para a visitarem.
Desde o edifício do hospital à Igreja da Misericórdia, passando pelos Paços da Audiência e terminado o périplo no largo da Igreja Matriz, quase todas as construções daquele lugar apresentam características de atracção e fazem parte de um grande espólio local.