O Afeganistão, da fábula antiga
à realidade contemporânea


 

de Saira Shah




Saira Shah cresceu no Reino Unido mas o seu imaginário foi sempre preenchido por um país muito diferente – uma terra fabulosa de fontes e jardins, um sítio onde até a água tinha qualidades mágicas, um lugar habitado por homens corajosos e honrados e por mulheres admiráveis. Esse país era o Afeganistão, terra natal dos seus antepassados, e o contador de histórias era o seu pai, cuja imaginação avivava cada relato. Será com os contos dele a servirem-lhe de guia que Saira partirá à descoberta da verdade sobre esse país que também considerava seu.
Porém, em vez de encontrar o paraíso que povoava os seus sonhos, vai mergulhar num país em guerra. Em Cabul, cidade à época dominada pelos Talibã, Saira descobre os amargos limites das histórias de que tanto gostava. Mas, ao mesmo tempo, é tocada pela realidade de um país mais complexo e desafiador do que aquele que alguma vez imaginara. E encontra de facto verdadeiros heróis nas mulheres que arriscam as suas vidas para permitir que as meninas afegãs recebam alguma instrução, mulheres a quem pode ser infligida a pena de morte pelo simples facto de falarem com ela.
Um admirável pedaço de história, essencial para a compreensão da realidade afegã, que combina emoção, mitos e fábulas, e onde a realidade sangrenta é entrecortada por aqueles momentos de alegria e liberdade que “acontecem” nas alturas mais negras para confortar o espírito humano.