Um final de jogo electrizante com a equipa de Odivelas a marcar quatro golos
Campeonato Nacional da II Divisão de Futsal
Grande espectáculo… com final dramático

Uma série de novas medidas de luta contra a Lei de Base do Financiamento do Superior estiveram em discussão este fim-de-semana em Vila Real. A Associação Académica da UBI (AAUBI) também esteve presente e faz um balanço positivo da participação.


Por Helder Lopes


Com as duas formações a ocuparem o 6º e 7º lugar na tabela classificativa, separadas apenas por dois pontos, esperava-se um grande jogo de Futsal, o que se veio a confirmar.
Quer a Desportiva, quer o Odivelas apresentaram no pavilhão da UBI um futsal bastante trabalhado, onde a circulação de bola e movimentações ofensivas apoiadas definem os sistemas de jogo protagonizados pelos técnicos para este encontro.
A primeira situação de perigo surge ao minuto 4 através de um remate de Pedro Fernandes que embate na trave da baliza de Eduardo.
O Fundão demonstrou nos primeiros minutos grande dificuldade na organização ofensiva, já que não conseguia chegar com perigo junto da baliza adversária fruto do pressing defensivo dos homens de Odivelas.
Assim, foi através de um livre ensaiado que a Desportiva chega ao golo. Couto bate para a excelente movimentação de Carlitos, e este junto ao poste esquerdo desvia a bola para o fundo da baliza colocando a Desportiva em vantagem a partir do minuto 9.
A resposta dos visitantes não tardou. E por duas vezes o Odivelas esteve à beira de marcar depois de excelentes movimentações ofensivas. Primeiro, numa triangulação, Carlos fica frente a frente com Eduardo. Depois foi Pedro Fernandes que entra bem pelo lado esquerdo e só com Eduardo pela frente atira ao lado.
Até final do primeiro tempo o Fundão poderia ter aumentado a vantagem. Carlitos, depois de um roubo de bola a meio campo, correu isolado para a baliza de Ricardo, mas atira ao poste.
O segundo tempo começou bastante movimentado, com a equipa do Odivelas a pressionar em toda a quadra não permitindo que o Fundão saísse em ataque organizado.
E, logo aos três minutos, Hugo Fernandes, depois de uma falha ofensiva do Fundão, criou uma situação de 2 para 1 que os jogadores do Odivelas não aproveitaram.
Pouco depois, Vendeiro frente ao guarda-redes do Odivelas não foi capaz de marcar.
Mas ao minuto 10, a Desportiva consegue marcar por duas vezes. Primeiro por intermédio de Ângelo que correspondeu da melhor forma a um remate de Couto ao poste. De seguida foi Vendeiro lançado em profundidade remata na passada para o fundo das redes da baliza do Odivelas.
A partir do terceiro tento do Fundão, os visitantes saíram a jogar para o ataque em superioridade numérica, já que começaram a utilizar o guarda-
- redes avançado.
A três minutos do final o Odivelas reduz para 3-1 através da marcação de um livre de 10 metros superiormente executado por Rui Fazendeiro.
No minuto seguinte, numa jogada rápida no ataque do Odivelas, Hugo Fernandes surge sozinho na zona de finalização, e não desperdiça, fazendo o 3-2.
Depois, numa situação de contra-ataque com perigo para as redes do Odivelas, o número 12 Rui Monteiro, teve uma atitude anti-desportiva ao atirar uma bola para a superfície de jogo, motivando a interrupção da partida. Muito bem o árbitro a expulsar de imediato o jogador do Odivelas.
Com os muitos nervos, o último minuto fica marcado ainda pelas expulsões do capitão do Odivelas, Hugo Fernandes e de Arménio ambas por protestos.
Mas, o momento da partida estava reservado para os últimos segundos. Carlos, um jogador muito experiente da formação do Odivelas ganha uma falta, levando a bola para os 10 metros, já que a Desportiva estava tapada com cinco faltas. E, novamente para a conversão, Rui Fazendeiro, a marcar, estabelecendo o resultado final de 3-3 a 4 segundos do final da partida.
Foi um jogo vivido até ao último segundo. Isso mesmo, porque a Desportiva ainda poderia ter marcado antes do sinal sonoro do final do encontro.