Por Helder Lopes


Neste encontro decisivo, a turma do Salgueiro venceu a partida

O Valverde cedo assumiu as despesas do jogo, instalando-se de imediato no reduto do seu adversário. Mas, foi só mesmo domínio territorial, porque perigo junto das redes da baliza de Martinho não houve nos primeiros 20 minutos.
Por outro lado, o Salgueiro na primeira vez que desceu até à área adversária quase marcava, após um excelente remate a 30 metros da baliza do Valverde, com a bola a bater no poste esquerdo da baliza de Pedro Raposo.
Aos 20 minutos um bom lance no ataque do Valverde com Pedro Roque a cruzar para a pequena área onde Ângelo à vontade remata por cima da trave.
Com sinal mais na partida, o Valverde esteve por duas vezes perto do golo antes do intervalo. Primeiro aos 35 minutos, numa jogada desenvolvida pelo flanco direito, e já na área Pedro Roque atira para um desvio in extremis de Martinho com a bola ainda a embater no poste. Depois, já em cima do minuto 45, Ângelo Vicente não aproveitou um erro infantil na defensiva do Salgueiro, e isolado não foi capaz de bater Martinho que, com mais uma excelente intervenção negou o golo aos visitados.
Foi uma primeira parte bastante fraca a nível exibicional por parte das duas formações.
No segundo tempo, o Salgueiro entrou com outra atitude, e logo aos 5 minutos é premiado com um golo de Chico que frente a Pedro Raposo não desperdiçou, inaugurando o marcador no campo de Valverde.
Com um segundo tempo mais movimentado, e com outra postura das equipas, mais crer e mais vontade em ganhar levou por vezes a alguns excessos. E, aos 51 minutos, o Valverde fica reduzido a 10 unidades por expulsão de David Almeida por protestos.
Mas logo no minuto seguinte, a equipa da casa chega à igualdade. Denis Martins tem uma boa acção individual, passa por dois adversários, remata forte ainda fora da área, a bola esbarra no poste da baliza de Martinho, e na recarga Pedro Roque atira para o fundo das redes, empatando a partida a uma bola.
Aos 60 minutos, nova expulsão. Desta vez para a equipa do Salgueiro, depois de Martinho tocar a bola com as mãos fora da área.
Em igualdade numérica, foi o Salgueiro que se adiantou outra vez no marcador, com Nuno Carreiro a dar o melhor seguimento a uma jogada de insistência.
Mas volvidos dois minutos, nova contrariedade para os homens do Salgueiro, quando Nogueira é expulso por acumulação de amarelos.
A partir do minuto 70, o Valverde acercou-se da área adversária, mas não teve arte nem engenho para voltar a marcar até final da partida, onde durante 20 minutos apenas por uma ocasião chegou com perigo junto da área adversária.
O resultado final vem premiar o espírito de luta e de sacrifício dos homens do Salgueiro, e castigar os erros e a fraca finalização dos homens de Valverde que denotam bastante dificuldade em vencer no seu reduto.