A sessão visou esclarecer os alunos que estejam interessados em estagiar na Caixa
Estágios na CGD
Caixa apresenta o seu programa

A Caixa Geral de Depósitos apresentou o seu programa de estágios na Universidade direccionado aos alunos de Gestão e de Economia.


Por Fábio Moreira


Através da gerente da Caixa Geral de Depósitos (CGD) da Covilhã, Maria João Simões, esta instituição bancária apresentou o seu programa de estágios aos alunos da UBI, na passada quinta-feira 17. O anfiteatro 7.21, no Polo IV da UBI, foi o local escolhido para a apresentação, pois é naquela parte da Universidade que se encontram os cursos de Economia e de Gestão, cujos alunos são os potenciais interessados. E, pelos vistos, candidatos a estagiários para a CGD não vão faltar, já que várias dezenas de alunos marcaram presença no local.
Este programa de estágios da CGD é divulgado por diversas universidades e politécnicos de todo o país. Os objectivos são fortalecer a ligação entre os estabelecimentos de ensino e a CGD e aproximar a instituição do segmento jovem e universitário.
Maria João Simões afirma que «quando os estágios são obrigatórios para a conclusão do curso, o programa é uma forma de o fazer». Mas quando não é esse o caso, refere a gerente da CGD da Covilhã que “é uma forma de possibilitar a primeira experiência de trabalho».
Segundo Maria João Simões, «a maioria dos estágios são feitos na área comercial», isto é, no balcão do banco. A razão para isso acontecer é que «é melhor estagiar num balcão para se ter uma experiência mais completa, pois o trabalho é mais variado». No entanto, se o candidato a estagiário tiver intenção de o fazer numa área específica, isso também é estudado para ver se é possível. É feita uma tentativa de colocar o estagiário no local mais acessível para si, ajustando-se as disponibilidades da CGD e a disponibilidade e preferências dos estagiários. O mesmo acontece com a data de começo, que não é rigorosa. Para além disso, todos os estágios são remunerados.
Segundo a CGD, este programa foi criado há 11 anos e em 2004 possibilitou estágio a 300 pessoas. «Antes também existiam estágios na Caixa, mas como já eram bastantes, criou-se o programa para uniformizar procedimentos” afirma Maria João Simões.

Oportunidade privilegiada

A metodologia de selecção é rigorosa e cuidada porque os estagiários são possíveis futuros candidatos a emprego na CGD. Por isso, a escolha passa por diversas etapas: pré-selecção, prova colectiva de selecção e, finalmente, entrevista individual.
O estágio nesta instituição é acompanhado por um tutor pertencente à CGD, que o avalia. “Se a avaliação for positiva, e a pessoa tiver potencial em termos comerciais, inicia-se o processo de integração na base de dados e fazem-se mais provas à pessoa. Caso os resultados continuem a ser positivos passam a ser candidatos privilegiados, integrando a principal fonte da Caixa para recrutamento”, refere Maria João Simões.
A candidatura para estes estágios é feita unicamente pela Internet, no site da CGD.