Por Helder Lopes


A UBI voltou a ter mais um evento relacionado com o empreendedorismo

No passado dia 18 de Março, no anfiteatro 7.21 do Pólo IV da Universidade da Beira Interior decorreu uma secção de apresentação “Lançamento de uma ideia de negócio – Relatório Executivo relativo ao concurso nacional de Empreendedorismo”, na qual a docente do Departamento de Gestão e Economia, Maria José Silva, deu a conhecer os principais objectivos deste concurso de âmbito nacional.
Este concurso, uma iniciativa da Universidade Nova de Lisboa, conjuntamente com a Caixa Geral de Depósitos, tem como objectivo estimular a cultura empreendedora e apoiar o lançamento de projectos inovadores, estimulando também o funcionamento em equipa e ajudando os participantes a criarem bons planos de negócio.
O certame está aberto a todos os estudantes de cursos superiores, mestrados e doutoramentos, assim como àqueles que terminaram a sua formação há menos de 3 anos, embora este seja mais direccionado para participantes com formação nas áreas Tecnológico/Cientifica e Gestão.
Esta iniciativa terá duas fases encadeadas. Na primeira, que decorrerá até 28 de Março, as equipas participantes têm que apresentar um “Sumário Executivo” descrevendo uma ideia de negócio original. Numa segunda fase, onde irão marcar presença somente os melhores projectos, os participantes apresentarão o seu plano de negócio.
A coordenadora do Concurso Nacional de Empreendedorismo da UBI, Maria José Silva, refere que “este concurso irá permitir que os alunos e licenciados da universidade levem a cabo uma ideia de negócio, ou seja, tornar os seus sonhos em realidade”. A professora disse ainda que “este concurso é bastante interessante, pois por um lado envolve prémios de grande valor, e por outro permite uma formação ao longo do tempo”.

“A sociedade precisa de pessoas empreendedoras”

Sendo um concurso inovador, “este projecto está a ter uma grande adesão por parte dos alunos da UBI. Temos cerca de 20 equipas inscritas, junto das quais podemos verificar que existem propostas bastante inovadoras e que poderão dar bons negócios”, referiu aquela responsável, afirmando em seguida que “é uma grande oportunidade para terem saídas profissionais e a criação do seu próprio auto-emprego, porque a sociedade precisa de pessoas empreendedoras a todos os níveis, para arrancarem com o seu próprio negócio”.
As equipas da UBI que participarem no Concurso Nacional de Empreendedorismo terão o acompanhamento directo da Prof. Maria José Silva, que diz estar “disponível para levar os alunos ao concurso e fazer com que as ideias deles passem para a fase seguinte, a fase do “Plano de Negócios”, e quem sabe se não poderemos ter alguma ideia de negócio vencedora nesta primeira fase, e posteriormente na final. Vamos fazer tudo para que isso aconteça.”

Vinte e cinco mil euros como prémio final

O concurso contará com prémios aliciantes para as equipas participantes. Assim, os cinco melhores projectos da primeira fase receberão mil euros cada. Serão ainda atribuídos livros da “Microsoft Press” às equipas seleccionadas para a segunda fase. A cada uma das cinco melhores equipas da fase final será oferecido um servidor e também um computador de trabalho totalmente equipados com software Microsoft.
O vencedor final receberá um prémio monetário de 25 mil euros, e a possibilidade da CGD participar no capital social e no financiamento da sua empresa.