Por Eduardo Alves


Segundo Nuno Costa, este mandato é para ser cumprido na íntegra

Está de novo na liderança da academia. Nuno Costa, que se tinha demitido no passado dia 30 de Novembro de 2004, volta agora ao cargo de maior importância na “casa azul”. Na cerimónia de tomada de posse da equipa vencedora, “Lista C”, esteve presente Manuel Santos Silva, reitor da UBI.
Durante a cerimónia, o destaque foi para o facto de a partir de agora os mandatos das equipas que estão na liderança da AAUBI coincidirem com o ano civil. Daí que a actual equipa desempenhe funções até ao próximo mês de Dezembro. Nuno Costa justifica a medida como uma forma de “ajudar na gestão financeira do organismo”.
As contas da AAUBI passaram a ser a principal prioridade de “uma nova equipa, com nomes já conhecidos de outras aventuras, mas agora mais coesa”. Costa refere que as medidas a ser implementadas neste mandato vão permitir a quem estiver aos comandos da AAUBI, “planificar de uma outra forma os gastos com as acções da academia”. Num discurso pautado por lembranças biográficas, Nuno Costa afirmou estar há muito ligado ao associativismo e às pessoas, “ao trabalho para o bem comum”. Foi precisamente no ponto em que fez alusão ao empenho de todos que voltou a lembrar algumas situações existentes na “casa azul”.
Quando tomou posse pela primeira vez, Costa deparou-se com alguns episódios menos claros onde estão englobadas dívidas e outros, bem como, “a falta de um relatório de contas e actividades”. São situações desta natureza que a equipa agora empossada pretende resolver até Dezembro próximo. Como tal, os elementos “estão com sentido de responsabilidade e com uma grande união”. No final, o presidente da AAUBI deixou o aviso de que “este mandato é para completar na íntegra”.




Ligações fortes para continuar

O reitor da UBI, Manuel Santos Silva, esteve presente na tomada de posse dos novos corpos directivos da AAUBI. Na sua intervenção lembrou que o Ensino Superior atravessa uma forte mudança. A implementação do Processo de Bolonha vai levar a que Universidades, docentes e alunos olhem para todo o sistema de uma forma diferente. Na saudação à nova equipa Santos Silva lembrou que, “agora mais que nunca é necessário o sentido de responsabilidade”.
No contexto actual, os alunos tendem a passar pelas Universidades “e envolverem-se pouco no verdadeiro movimento académico”. Até porque, essa opção leva a que “os conteúdos escolares não sejam seguidos da melhor forma”. Outra das razões que tem preocupado o reitor é a “situação difícil que a AAUBI vive”. Da relação “transparente” que existe entre reitoria e associação académica, a qual o reitor pretende fomentar ainda mais, “conseguem-se perceber algumas dificuldades”. Para que todas estas sejam supridas, Santos Silva apelou aos núcleos de estudantes, para que estes se juntem mais à academia.