No reino do anonimato - Estudo sobre o jornalismo online


 

de José Pedro Castanheira




Por Catarina Rodrigues

O jornalista do Expresso, José Pedro Castanheira, analisa neste livro as potencialidades do online, como a total liberdade de expressão, a inexistência das barreiras geográficas e temporais, a facilidade no acesso e na transmissão de informação, a interactividade e a participação dos leitores. Mas o autor aponta também alguns riscos e até perigos neste domínio, como o frequente recurso ao anonimato e a tendência para o insulto e para a difamação. O anonimato é uma possibilidade que muitos consideram positiva mas que para outros é a verdadeira maldição da Internet.
O ponto de partida para a realização deste trabalho foi um caso concreto. O autor analisou os comentários efectuados a 32 notícias que, em 2000, foram publicadas pelo Expresso Online acerca da criação da Fundação Jorge Álvares. Da análise aos comentários, José Pedro Castanheira concluiu que 82,3 por cento podiam ser considerados anónimos. Como o próprio autor refere “o estudo centrou-se na forma e no conteúdo dos comentários dos leitores, no seu relacionamento entre si e com o jornal. E também na forma como o jornal foi acolhendo a participação dos leitores, tipo de instrumentos que foi disponibilizando, na interactividade que se foi (ou não) gerando”.
Na sua análise ao jornalismo online, Castanheira refere o caso de Matt Drudge, autor do Drudge Report, que entrou para história não só do online, mas do próprio jornalismo ao ter revelado, em primeira mão, o caso entre Bill Clinton e Monica Lewinski.
José Pedro Castanheira questiona também o facto de a Internet ser por muitos considerada uma espécie de “nova agora”. Na verdade o autor considera que “a Net está longe de ser um meio de perfil democrático”. De facto o espaço de liberdade que oferece é total, mas a desigualdade social existente no acesso à Internet é ainda muito acentuada. Ainda assim o autor assinala o facto de a política ter deixado de ser indiferente ao que circula na Net. Até porque, para verificar o impacto que determinadas notícias avançadas neste meio podem ter, basta olhar para o que se passa com Matt Drudge e para os elevados números da sua audiência. “O Drudge Report terá certamente muitos defeitos, mas veio mostrar que os jornais deixaram de ter o monopólio das grandes notícias em primeira mão”.
Apesar das vantagens que podem ser encontradas na Internet e na facilidade com que a informação é transmitida, José Pedro Castanheira não tem dúvidas que “o jornalista, enquanto mediador e descodificador da informação, continua a ser necesssário”.
O livro “No Reino do Anonimato - Estudo sobre o jornalismo online” é o resultado da dissertação de José Pedro Castanheira no âmbito da pós-graduação em Jornalismo organizada em conjunto pelo Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) e pela Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) e faz parte da Colecção Comunicação dirigida por Mário Mesquita e editada pela Minerva.