Idanha-a-Nova
Passeio pedestre na rota da geologia

Um dos maiores concelhos do País recebeu um passeio pedestre por paisagens invulgares. Dar a conhecer o património cultural e a beleza do lugar foram objectivos da iniciativa.

NC / Urbi et Orbi


Roupa confortável, chapéu na cabeça, mochila às costas, máquina fotográfica nas mãos. Os cerca de 10 quilómetros não assustaram os 40 participantes que se aventuraram num percurso geológico que os levou, na manhã de sábado, à descoberta das origens do granito que construiu a História de Idanha-a-Nova.
Não só granito usado em construções militares, religiosas e civis da vila, mas também os grandes rochedos de granito caoticamente dispostos na paisagem que levaram os visitantes através de trilhos de pastores e seculares caminhos rurais.
No final da caminhada houve ainda tempo para uma visita à exposição “Arte Fóssil” no Centro Cultural Raiano, onde se podem encontrar réplicas perfeitas de fósseis com mais de mil milhões de anos.
Novo percurso pedestre será realizado em Monsanto no dia 30 de Abril, sábado. Uma caminhada intitulada “Rota das pedras para além do sagrado”, com cerca de cinco quilómetros e interpretação científica da origem geomorfológica das gigantescas pedras da “aldeia mais portuguesa de Portugal”. A inscrição pode ser feita através do site da Câmara idanhense (www.idanhanova.pt).