A responsável lança o desafio a todos os interessados para integrarem o coro
Intercâmbio cultural
V Encontro de Coros Universitários

Quatro grupos já confirmaram presença no V Encontro de Coros Universitários. O evento decorre numa altura em que o coro da UBI está “de braços abertos” para a entrada de novos membros.


Por Catarina Rodrigues


No próximo dia 16 de Abril, pelas 21h30, o anfiteatro das Sessões Solenes da UBI recebe o V Encontro de Coros Universitários. A iniciativa está a ser organizada pelo Coro da UBI que marcará presença no evento tal como o Coro da Universidade de Vigo, o Coro da Universidade Técnica de Lisboa e o Coro da Universidade de Évora.
Segundo Fernanda Santos, presidente da direcção do Coro da UBI, esta iniciativa será “um enriquecimento para os próprios grupos participantes”, que têm nestes encontros a oportunidade de “contactar com outras formas de cantar e no fundo de fazer cultura”. Dar a conhecer a música coral e assinalar a importância da preservação da música tradicional são outros objectivos da iniciativa dirigida não só à comunidade universitária, mas à população em geral,
O Coro da UBI, fundado em 1986, conta actualmente com cerca de 20 elementos e para Fernanda Santos o maior problema com que se bate este grupo é mesmo a falta de pessoas, “principalmente de vozes masculinas”. A responsável refere a necessidade de conseguir alguém que toque piano ou órgão e também de alguém que toque viola. “A guitarra portuguesa já esqueci”, diz Fernanda Santos com algum desapontamento. “Se alguém quiser fazer parte do coro será recebido de braços abertos”, acrescenta.
Os elementos do grupo coral são “flutuantes”. Composto por alunos e uma funcionária “é normal que se torne um ciclo vicioso, porque os alunos terminam o curso e vão embora”.
Normalmente o coro tem um ensaio semanal de duas horas à quarta-feira. Em vésperas de actuação são dois os ensaios por semana.
Ainda este ano o Coro da UBI irá gravar um DVD que incluirá actuações do grupo na Universidade e noutros locais da Covilhã. “Um projecto ambicioso e exigente”, sublinha a presidente da direcção.