São várias as questões culturais em debate, durante três dias
III Encontro de Literatura Ibérica
Portugueses e espanhóis reunidos na UBI

Durante três dias, os dialectos ibéricos vão cruzar-se na Universidade da Beira Interior e na Câmara do Fundão. Pelo terceiro ano consecutivo, o encontro ibérico, promovido, entre outros, pelos Departamento de Artes e Letras da UBI, realiza-se em solo luso.


Por Eduardo Alves


Falar sobre a Península Ibérica é um dos principais objectivos desta iniciativa. O terceiro encontro de literatura ibérica, que decorre entre os dias 4 e 6 de Abril, na Covilhã e no Fundão, vai reunir vários escritores, pensadores e estudiosos de um mesmo tema. Ainda que juntos pela geografia, os dois povos lusos mostram diferenças profundas a nível cultural. Falar sobre tudo aquilo que faz a cultura e, sobretudo, a língua de cada povo é também uma das metas que a organização pretende alcançar.
Este momento conta com a participação de vários escritores, entre os quais, Manuel Gusmão, Mafalda Ivo Cruz, Ana Luísa Amaral, José Maria Merino, António Sánchez Zamarreño, José Luís Puerto, Valter Hugo Mãe, Dinis Guarda, José Mário Silva e Joan Gonper.
Estes escritores abordam vários espaços de reflexão ibérica, os quais vão contar também com a participação de professores portugueses e espanhóis que apresentaram comunicações sobre a linguística, a tradução, a cultura e a literatura dos dois povos. Para além de todos estes acontecimentos, há também a assinalar a inauguração de uma exposição sobre Luís Cernuda, um espectáculo musical a cargo de Luísa Brandão e o lançamento de mais um número da revista “À Beira”.