O autor da tese analisou a qualidade dos serviços de saúde
Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde
Resultados de um livro de reclamações

Muitas das vezes, existem queixas, por parte dos utentes, quanto ao desempenho dos cuidados médicos nas unidades hospitalares. A tese de mestrado apresentada na UBI tem por base a avaliação desses mesmos cuidados e a análise das críticas.


Por Eduardo Alves


Um tema muitas vezes falado, mas muito pouco estudado de forma aprofundada e consistente, aparece agora sob a forma de dissertação de mestrado. Ricardo Jorge dos Santos Florentim, enfermeiro na Unidade de Psiquiatria do Centro Hospitalar da Cova da Beira, apresentou um estudo onde se analisam inquéritos e entrevistas realizadas a pacientes que estiveram em determinados serviços hospitalares a receber tratamento.
Para o autor da tese, enfermeiro numa unidade de psiquiatria, esta “tem uma importância redobrada”. Isto porque, “no serviço onde exerço a minha profissão”, não se lida apenas com pessoas “que apresentam perturbações mentais ou quadros clínicos semelhantes”. Para este enfermeiro, “há um grande leque de patologias que são tratadas naquele serviço específico”. Como tal, o desempenho dos profissionais de saúde, assim como, os cuidados médicos e de observação, “servem para verificar se o nosso trabalho, que lida com o ser humano, está a ser bem ou mal desempenhado”.
O autor da tese abriu “um verdadeiro livro de reclamações”, mas sem “encontrar nada de grave”. Através dos seus questionários realizados no local de trabalho, “conseguiu-se ter um retrato do que é mais ou menos importante para o doente, do que ele precisa ou não e, sobretudo, da qualidade de serviço que lhe está a ser prestado”. Condições que no global “contribuem, sobremaneira, para a sua recuperação”. O estudo foi apresentado na UBI e recebeu nota de aprovação por parte de um júri constituído por Rui Manuel Gouveia Lopes dos Reis, professor catedrático da Universidade Lusíada, Mário José Baptista Franco, professor auxiliar da Universidade da Beira Interior e Helena Maria Baptista Alves, professora auxiliar da Universidade da Beira interior.