Por Ana Almeida


São várias as rotundas a sofrerem obras de remodelação

Os Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento da Covilhã (SMAS) tornaram a cidade mais atractiva com a requalificação e embelezamento das rotundas que se encontram no início da entrada sul da cidade.
Repuxos, relva, pequenas árvores e luzes que provocam efeitos na água são as principais componentes das ‘novas’ rotundas. Este trabalho levado a cabo pela Câmara Municipal da Covilhã (CMC) e órgãos internos dos SMAS não partiu de um estudo pré-feito, o qual poderia “demorar muito tempo até se passar à acção”, refere Leopoldo Santos, Director dos SMAS.
Mais do que preservar e melhorar a vida do concelho, o sector de Limpeza Urbana, Parques e Jardins tem agora como objectivo tornar a cidade-neve mais bonita. “O que estamos a fazer é algo que a Covilhã já há muito necessitava. Em vez de mandarmos fazer um projecto, construímos logo aquilo que achávamos que devia ser mudado”, explica Leopoldo Santos.
A requalificação de espaços verdes onde os munícipes podem usufruir de um espaço mais calmo, puro e natural para os momentos de lazer é a principal aposta da CMC. Para além disso, pretende ainda uma conservação mais activa das vias públicas e tornar atraentes os passeios e rotundas da cidade. Agora, ao invés de cimento, as rotundas “têm água em movimento e estão mais engraçadas”, cita o engenheiro Leopoldo Santos.
Apesar das críticas positivas a este investimento, há quem considere que este é um empreendimento desnecessário. Nuno Centeio, ex-aluno da UBI, defende que se está “a gastar dinheiro por um motivo irrelevante. Quem vai a conduzir não tem tempo para ver o que está ou não na rotunda.”
Quanto ao orçamento das obras, ainda não se sabe ao certo quantas centenas de euros serão empreendidos. Segundo dados dos SMAS “só no final do trabalho é que saberemos a quantia exacta dispendida nesta requalificação”.
A próxima rotunda a sofrer alterações será a que se encontra junto à variante do Tortosendo, na qual será construída um tanque com repuxos de água.