Por Rafael Silva


O Covilhã facturou quatro golos sem resposta do adversário

Foi com bom espírito que a equipa comandada por Fanã entrou Domingo no Estádio Municipal Santos Pinto, vencendo contundentemente a equipa do Oliveira do Bairro, por quatro bolas sem resposta.
O jogo começou com algum domínio do Covilhã, que, sem brilhar, criou inúmeras situações de perigo para a baliza adversária, com cabeceamentos “venenosos” do central Piguita - na sequência de três cantos nos primeiros dez minutos de jogo – e com dois remates (aos 17 e 23 minutos) de Luizinho, que ainda assim não fez melhor que atirar à figura do guarda-redes adversário.
Foi perante um autêntico “dilúvio” que se abateu sobre o campo que a equipa forasteira “acordou” para o jogo. Equilibrando-o, dispôs de três situações de muito perigo (aos 37, 39 e 41minutos), protagonizadas por Jamito, que, no entanto atirou contra o guarda-redes Luís Miguel. Poucos minutos depois o árbitro Luís Reforço punha fim à primeira parte.
Na busca de um desempenho diferente, para a segunda parte Fanã tira o médio Milton e o avançado Pesquina, apostando em Oliveira e Rui Miguel, dando mais profundidade à equipa, que assim partiu para o segundo tempo com dois avançados apoiados de perto por Tarantini, que subiu no terreno.
Numa primeira fase da segunda parte algo repartida, o Covilhã, ao contrário da primeira parte, criava situações de embaraço, em lances de bola corrida, sendo que logo ao segundo minuto Oliveira quase inaugura o marcador, mas, isolado, atira às malhas laterais.
Depois da ameaça, os serranos abrem mesmo o activo, através da marcação de uma grande penalidade aos 69 minutos por Rui Miguel, a castigar uma carga dentro da área, sobre Oliveira, do central Tó Miguel, que é expulso por acumulação de amarelos, depois de já ter visto o primeiro cartão aos 30 minutos do primeiro tempo por falta dura sobre Tarantini.
A jogar com menos um elemento na defesa, a equipa do Oliveira do Bairro desorientou-se e um minuto depois o guarda-redes Mário Júlio tem uma saída em falso, a bola sobra para Luizinho, que só tem que encostar e fazer o 2-0. O mesmo Luizinho falha incrivelmente o terceiro tento, pouco depois, atirando contra o guarda-redes.
Quem não falhou foi Banjai, que à passagem do minuto 82 rompe pela direita e remata sem oposição para o fundo das redes, fazendo o 3-0.
Logo depois, aos 84 minutos, o recém-entrado Kaká falha o quarto golo dos serranos, ao atirar a bola ao lado, na cara do guarda-redes. Três minutos volvidos e o mesmo Kaká tem um cruzamento perfeito para Oliveira, que recebe no peito e remata sem deixar cair a bola no chão, para a defesa fácil de Mário Júlio.
Mas a tarde era mesmo dos da casa e ao minuto 88 o mesmo Oliveira, aproveitando um erro do central Edson, faz de cabeça o 4-0 final.
O Sporting da Covilhã acabou por cima do Oliveira do Bairro, vencendo por uma margem, ainda assim, algo dilatada para o jogo aos repelões que apresentou. No entanto, vence bem, pois foi a equipa que mais correu e arriscou durante os noventa minutos.
Com esta preciosa vitória os “Leões da Serra” mantêm a liderança do Campeonato da Segunda Divisão B – Zona Centro, com 57 pontos, mais dois que a equipa do Mafra, que recebeu e venceu o Caldas por 2-1.