NC / Urbi et Orbi


A Câmara de Castelo Branco pretende que o IC31 seja em perfil de auto-estrada até Monfortinho

O IC31, com perfil de auto-estrada até Monfortinho, é prioritário não só para Portugal, e em concreto para Castelo Branco, mas também para Espanha. Foi esta a ideia reiterada pelos responsáveis autárquicos albicastrenses, nos dias 14 e 16 de Março, na cidade espanhola de Plasencia, onde decorreram as jornadas de debate e participação social denominadas Las Infraestruturas del Oeste Peninsular en el PEIT (Plano Estratégico de Infra-estruturas e Transporte), onde foram apresentadas diversas ideias sobre a concretização de um plano referente a vias de comunicação e equipamentos correspondentes, desta região da Península Ibérica.
O vereador albicastrense Arnaldo Brás, após resumir a história recente da evolução de Castelo Branco, reafirmou a importância da construção do IC31, via de ligação entre Castelo Branco e Monfortinho, em perfil de auto-estrada, para o crescimento sustentado e estruturado da região transfronteiriça. “As entidades oficiais e a sociedade civil da região mantêm firme o empenho em conseguir levar por diante este projecto e vencer esta batalha, em conjunto com os parceiros espanhóis da Extremadura”, sublinha. E afirma igualmente que os responsáveis autárquicos tudo farão, junto do Governo, para que este projecto estruturante seja aprovado e concretizado brevemente. “Isto só será possível se, como esperamos, este Governo, que tomou agora posse, retome o tema do desenvolvimento do Interior, após os últimos anos de esquecimento”.
Arnaldo Brás sustenta ainda que a situação geográfica singular de Castelo Branco poderá funcionar como uma plataforma central de ligação entre a Europa, por um lado e por outro ligar Espanha ao litoral português
Francisco Martin, coordenador do MSU, mantendo a mesma linha de pensamento, realçou a prioridade e a urgência na resolução deste objectivo comum, dado que em poucos anos “os fundos comunitários aplicáveis a estes assuntos irão terminar e depois será ainda mais complicado, se não impossível, executar estas obras de vital importância para o real desenvolvimento da nossa região”.