Época Medieval





 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Penedono


Ergue-se a 930 metros de altura, o Castelo de Penedono. Local estratégico onde o alcance do olhar atinge o infinito, mas também, toda a beleza de uma região serrana. A toponímia advém do terreno acidentado e com diversos “penedos” ou grande pedra graníticas.
Localizado em plena Beira Alta, junta a Sernancelhe e Meda, o concelho do Penedono reúne um vasto leque de atracções que o tornam quase num museu vivo. Tendo os castelhanos por vizinhos, o desenvolvimento turístico é bastante salutar nesta zona do País.
As várias freguesias que dão corpo ao concelho são a prova viva da cultura portuguesa. Desde casas de piso térreo, construídas para a defesa das gentes daquelas paragens, até aos castros e castelo que povoam os lugares mais altos, o visitante pode apreciar de tudo um pouco.
Para quem seja apreciador de um passado bem preservado, Penedono é um tesouro. Por entre as ruas forradas a granítico descobrem-se histórias e imaginam-se aventuras dos tempos medievais. Um lugar mágico a não perder.