Por Eduardo Alves


Numa tarde repleta de protocolos e apoios, a Câmara da Covilhã mostrou alguma dinâmica

Onze associações do concelho da Covilhã foram “bafejadas pela sorte”. Depois de uma árdua luta, como é o caso do Cine Clube da Beira Interior - que há muito vinha pedindo a colaboração da autarquia para a cedência de um espaço -, lá aparecem alguns protocolos “a tentar resolver as carências associativas”.
Numa tarde em que o Salão Nobre ficou cheio de representantes de colectividades de todo o concelho, foram celebrados vários protocolos. Desde apoios para deslocações, realização de actividades desportivas, cedências de espaços camarários para sede das colectividades, um pouco de tudo. Quase em tempo de pré-campanha para as eleições autárquicas, esta “ajuda municipal” vem mesmo a calhar para os candidatos social-democratas.
Durante a cerimónia foram rubricados protocolos com o Centro Paroquial de Assistência Social, “Nossa Senhora das Dores”, do Paul, tendo em vista a colaboração financeira no âmbito das actividades culturais e recreativas do centro, bem como a instalação de um parque infantil em local a designar. Foi também realizado um protocolo de colaboração financeira no âmbito da elaboração do projecto de ampliação do pavilhão de exposições da Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios (ANIL), assim como a celebração da escritura de doação do terreno para a construção da sede social da Associação Empresarial dos Concelhos da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP). Para o Cine Clube da Beira Interior foi também cedido um espaço, através de protocolo, que servirá para sede social.
No que diz respeito ao desporto foram realizados vários acordos. A Associação de Basquetebol de Castelo Branco obteve um apoio financeiro no âmbito da realização dos 5º Jogos Juvenis do Concelho da Covilhã, o Grupo Desportivo da Mata promulgou um contrato de desenvolvimento desportivo no âmbito da difusão e do fomento da prática desportiva, a Associação Desportiva da Estação realizou semelhante contrato, tal como o Sporting Clube da Covilhã.
Já no que respeita ao bem estar social, a Associação Mutualista Covilhanense fez também um protocolo com a autarquia tendo em vista o apoio logístico, no âmbito do Projecto “Um Sentimento Nobre – O Reconhecimento dos Nossos Idosos”, uma clínica de nutrição e estética da cidade celebrou semelhante colaboração com a autarquia, tendo também como objectivo, realizar descontos a possuidores do Cartão Municipal do Idoso. A Turistrela rubricou um protocolo de colaboração no âmbito de apoios a projectos de investimentos. Já na quarta-feira, 6, a Sociedade Termal de Unhais da Serra celebrou a escritura de cessão de posição contratual e de compra e venda, que permite assim o arranque das obras.

Unidos do Tortosendo leva 100 mil euros

Sem que nenhum dos comunicados da autarquia o mencionasse, foi celebrado também um protocolo de apoio com o Unidos Futebol Clube do Tortosendo. Este “lapso informativo” da autarquia representa um pacote de cerca de 86 mil euros de ajuda para as obras de modernização do pavilhão desportivo da colectividade.
Uma empreitada que o Unidos do Tortosendo tem vindo a pensar há muito e que tem atravessado vários corpos directivos, sem se resolver. O pavilhão apresenta carências ao nível do telhado e mesmo do piso, em tacos de madeira, do recinto desportivo. Quanto ao nível dos balneários, as condições também não são melhores. Um incidente com o gás que abastece as caldeiras do complexo desportivo, há cerca de três anos, levou os responsáveis da Escola Básica 2/3 do Tortosendo a romperem o protocolo que tinham com o Unidos.
As obras de remodelação do complexo, pensadas para resolverem todos estes problemas devem arrancar em breve. O total da empreitada chega aos 105 mil euros e a Câmara da Covilhã vai comparticipar cerca de 80 por cento da obra, num valor que ronda os 86 mil euros.