Por Lidiane Oliveira


A mais recente peça do GICC vai estar em palco até 16 de Abril

José Sanchis Sinisterra um dos mais consagrados dramaturgos espanhóis da actualidade, é o autor da obra escolhida para ser a 59ª produção do Teatro das Beiras.
Os paradoxos do tempo/espaço é o tema apresentado por uma cientista ibero-americana aos sócios do modesto clube de divulgação cultural Amadeu Pimentel. Com a inexplicável ausência dos mais altos responsáveis pelo clube cabe ao oportunista segundo vice-secretário dar as boas vindas ao conferencista. Ocasião que o demagogo 2º vice-secretário aproveita deliberadamente para persuadir os sócios do clube a apoiarem a sua candidatura à presidência do clube.
Com um humor sarcástico expõe-se uma visão tacanha e provinciana da realidade assim como uma crítica às demagógicas pretensões eleitorais. Tudo isto a coexistir com corredores perdidos em outros espaços temporais onde duas pessoas desorientadas com as suas vidas se encontram, conhecem-se e apaixonam-se, desafiando as leis da física quântica.
Segundo o encenador Gil Salgueiro Nave esta peça procura "brincar com a convenção teatral e perturbar a procura de uma abordagem lógica, mantendo o público suspenso em incertezas e provavelmente confuso perante a ideia proposta de perversão dos códigos em presença".
"Perdida nos Apalaches" não é só uma bem humorada confusão, mas uma crítica onde é exposta com tremenda ironia a luta pelo poder, o uso e abuso do discurso demagógico e a manipulação política.
A encenação esteve a cargo de Gil salgueiro Nave, com cenografia e figurinos de Luís Mouro e interpretação de António Saraiva, Eva Fernandes e Miguel Telmo. Os espectáculos realizam-se de terça a sábado, sempre as 21h30.