Por Eduardo Alves


Dois dos actores que integram o elenco desta peça

Foram largos meses de trabalho junto ao computador e às câmaras de filmar. A primeira peça de teatro virtual está agora quase pronta a ser apresentada. Durante todo este tempo, os responsáveis pelo projecto foram desenvolvendo o guião escrito pelos vários cibernautas, que através da Internet iam dando indicações de como deveria ser a peça.
Uma encenação bastante simples para as grandes metrópoles do nosso tempo. Um homem e uma mulher que moram lado-a-lado, acabam, por virtude do emprego, das ocupações pessoais e dos modos de vida, por nunca se cruzarem. Contudo, ambos se procuram mutuamente em mundos diferentes.
As indicações das peripécias, dos desencontros, dos diálogos chegaram até aos responsáveis pelo teatro virtual, via Internet. Durante horários pré-definidos, na página do projecto era criada uma conversa entre os vários cibernautas e a partir das várias ideias sugeridas, construía-se um enredo para a história. Posteriormente, vários actores davam forma a esta peça virtual.
Sérgio Novo, um dos elementos que integra o grupo de trabalho refere que “este projecto vai ter um resultado bastante positivo”. O actor acrescenta que em virtude da forma escolhida para construir a peça, “o público mais jovem será o nosso alvo”. Terminadas que estão as filmagens deste projecto é tempo de montar, em estúdio, a peça. Os responsáveis referem que o local de apresentação será “fora da Covilhã” e que a data mais provável fica nos primeiros dias de Maio.