NC / Urbi et Orbi


"La Traviata" é uma das óperas que têm presença marcada para a Guarda


A nova sala de espectáculos da Guarda, que recebeu a designação de Teatro Municipal da Guarda (TMG), vai ser inaugurada a 25 de Abril com um concerto de José Mário Branco e uma exposição da artista plástica Maria Oliveira. A programação do primeiro trimestre de actividade do futuro espaço cultural da Guarda foi apresentada na passada semana e inclui espectáculos de ópera, teatro, dança contemporânea, jazz, cinema e artes plásticas.
Formado por um grande e pequeno auditórios de 626 e 164 lugares, respectivamente, bem como uma galeria de arte e um café concerto, o complexo tem um custo inicial previsto de cerca de 10 milhões de euros. A sua gestão foi entregue à CulturGuarda, uma empresa municipal criada propositadamente. Francisco Dias será o director financeiro e Américo Rodrigues o director artístico. Este responsável anuncia que o TMG vai oferecer «sistematicamente» uma programação diversificada e de qualidade. A estrutura vai ainda dispor de um serviço educativo, dirigido por Victor Afonso, que trabalhará com crianças, idosos e deficientes, promovendo oficinas temáticas e visitas guiadas por um actor aos bastidores.
Das propostas já anunciadas, destaque para dois espectáculos de dança contemporânea pelo Ballet Gulbenkian, em Abril, ou o ciclo "Jazz nas Alturas", em Maio, em que participam, entre outros, o Bernardo Sassetti Trio e o Anthony Braxton Trio. Um mês marcado também pela estreia do teatro, com duas produções do Teatro da Trindade, e a ópera "La Traviata", pela Companhia Lírica Siglo XXI (Espanha). Em Junho, acontecem uma peça de O Bando, uma exposição de pintura de Júlio Resende, a música estonteante dos espanhóis El Bicho e a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo. Pelo meio, estão previstas diversas actividades (cinema, música e teatro) no pequeno auditório e café-concerto. Com este tipo de programação, os responsáveis pela nova sala da cultura guardense estão esperançados em atrair público de cidades vizinhas, de distritos como Castelo Branco ou Viseu.