José Carlos Venâncio

José Carlos Venâncio, pró-reitor da UBI e presidente do Departamento de Sociologia, tomou posse como Académico de Número da Academia Internacional da Cultura Portuguesa, uma instituição sedeada em Lisboa. Na sessão solene, realizada a 6 de Abril, o docente apresentou ainda uma comunicação intitulada “A definição do inimigo. Colonialismo e anti-colonialismo no pensamento político”.
A Academia Internacional da Cultura Portuguesa tem como objectivos principais fomentar os esforços tendentes à investigação, inventário e sistematização das tradições e dos padrões culturais portugueses radicados fora do território português, identificar e estudar as comunidades filiadas na cultura portuguesa e radicadas fora do território português, fomentar os esforços tendentes à investigação da expansão da cultura portuguesa no mundo, promover a publicação sistemática em língua portuguesa ou em língua estrangeira da documentação e dos estudos realizados e cooperar com os organismos que tenham finalidades análogas, em qualquer parte do mundo. Os académicos agrupam-se nas categorias de número, correspondentes e de mérito.
Actualmente ligado à investigação e à dinamização das relações com o mundo lusófono, José Carlos Venâncio está na UBI desde 1988. Para além dos cargos que desempenha, o docente integra a equipa do Centro de Estudos Sociais e conta com vários estudos publicados.