Levar os alunos a aprenderem através de diversos exercícios é uma forma de fugir à rotina
Mestrado em Ensino da Matemática
Tarefas na sala de aula

O estudo dos currículos e os exercícios realizados durante o ano lectivo são dois dos grandes pontos estudados para a elaboração desta dissertação de mestrado apresentada na UBI.


Por Eduardo Alves


Uma tese de mestrado que apresenta alguns contornos inovadores. Ana Madalena Borges Teixeira estudou a capacidade de resolução de uma mesma tarefa, por diferentes grupos de alunos. Este tipo de “experiência” teve como objectivo provar que um mesmo exercício pode ser resolvido diferentes formas.
Docente no ensino básico e secundário, Ana Teixeira observou o processo de resolução de “algumas tarefas que foram dadas aos alunos de uma mesma turma”. Ainda que por caminhos diferentes ou métodos diversos, “o resultado era alcançado”. Este estudo apresenta, por isso mesmo, uma conclusão, “em certa medida, inovadora”. Segundo a autora da tese intitulada, “Tarefas de Investigação Matemática no Currículo do 7º Ano do 3º Ciclo do Ensino Básico”, os professores têm de estar preparados “para avaliar e compreender os diferentes raciocínios e métodos de trabalhos dos alunos”.
Outro dos assuntos abordados por esta docente prende-se com a polémica em volta dos currículos escolares. Segundo Ana Teixeira, “as queixas, muitas vezes apresentadas por professores, não têm razão de existir”. Para a autora desta dissertação de mestrado “é perfeitamente possível conciliar os currículos escolares com o tempo lectivo e acrescentar a estes, exercícios práticos e outros que levem o aluno a investigar e a nutrir um maior gosto pela disciplina”. Todos estes passos, “desde a apresentação de exercícios dos programas, até tarefas complementares, e um encaminhamento diversificados dos alunos para a resolução dos problemas”, tem como objectivo “criar uma autonomia de estudo e de motivação”, remata a autora da tese.
Ana Teixeira conseguiu para o seu trabalho, uma nota de “Muito Bom”, com um júri constituído por João Pedro Mendes da Ponte, professor catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, António Jorge Gomes Bento, professor auxiliar da Universidade da Beira Interior e Manuel Joaquim Félix da Silva Saraiva, professor auxiliar da Universidade da Beira Interior.