Por Esmeraldina Costa


Esta iniciativa teve como público alvo os alunos mais jovens

Cada vez mais se registe no país a tendência dos alunos do ensino secundário fugirem ás áreas das ciências exactas aquando da sua candidatura ao ensino superior. A Sociedade Portuguesa de Química (SPQ), ciente desta realidade desenvolveu o programa “ Atracção Química”, no qual a realização de Olimpíadas de Química Júnior na Universidade da Beira Interior (UBI), constituía uma das acções propostas por este projecto.
Esta iniciativa contou com a participação de alunos de várias escolas de ensino básico dos distritos da Guarda e de Castelo Branco que se deslocaram até a UBI para demonstrar os seus talentos na área da Química. Mais do que um concurso o objectivo destas olimpíadas, segundo António Mendonça, Presidente do Departamento de Química, representa “uma boa forma de atrair os jovens para química” já que a nível nacional se tem verificado um decréscimo de vocação nesta área. As dificuldades em matemática e nas ciências são para o professor as razões pelas quais muitos alunos optam por escolher outros tipos de cursos que não recorrem a estas disciplinas.
Estas olimpíadas tinham como papel principal despertar o interesse pela química entre os participantes, através de um programa lúdico, com provas de observação e de respostas a questões concretas. Para António Mendonça aquilo que se pretende é mostrar aos alunos “ a parte do convívio que os trabalhos de grupo podem proporcionar, ou seja, a parte divertida da química, em vez de focar a sua parte complexa”.
Desenvolver medicamentos para o combate à SIDA, analisar o teor alcoólico de bebidas ou preparar materiais novos para pranchas de surf, foram algumas das informações apresentados aos alunos para que estes percebessem aquilo que um químico faz e onde poderá exercer a profissão.
Depois das provas os alunos visitaram durante a tarde o Museu de Lanifícios da UBI, enquanto era efectuada a correcção dos questionários.
A Escola Quinta das Palmeiras da Covilhã foi premiada com os primeiro e terceiro prémios, e o segundo lugar foi atribuído a uma escola da Guarda.
Atrair os jovens para os cursos universitários de química tem sido um dos maiores esforços desenvolvidos pela SPQ. A realização deste tipo de iniciativa que se desenrolou num ambiente de boa disposição é uma das apostas que esta associação está a desenvolver por todo o país para que desde cedo os jovens não excluem a química das suas futuras candidaturas universitárias.