In villa iliauo





 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Ílhavo


Cresceu mesmo junto a Aveiro e a imponência da terra dos “ovos moles” têm-lhe trazido turistas, mas também retirado alguma importância.
Ílhavo só em 1990 passou a cidade, quando há já muito tempo que merecia tal reconhecimento. Desde então, tem crescido ao ritmo que a sua vizinha deixa. Não por questão pessoais ou políticas de quem ali nasceu ou ali reside, mas devido a questões “hierárquicas” que são rigidamente mantidas.
Mas Ílhavo consegue ser uma localidade com identidade própria e é esta que merece maior destaque e mais importância em visita demorada. A começar pelo ex-líbris da cidade costeira e piscatória, o Farol da Barra. Esta construção do homem, localizada num dos pontos de maior afluência da cidade tem vindo a servir de guia aos muitos barcos, que desde há décadas se fazem ao mar, em busca do peixe.
Hoje, com uma utilidade marcadamente turística, este “monumento” tornou-se o principal sinal de identificação daquela localidade. Outro dos símbolos de Ílhavo está na principal actividade das suas gentes, a pesca. Desde o vocabulário local, com alguns conceitos muito próprios, até à construção das casas, tudo está relacionado, em certa medida com o mar.
Terra que desde há vários séculos tem documentos que comprovam a sua existência, Ílhavo começa agora a marcar pontos no seu crescimento. Novas estruturas, viradas para o turismo, estão agora a nascer e bem, em todo o território.