O IC 6 deve ter o perfil de auto-estrada, defende Carlos Pinto
Pronto antes do Verão
Projecto do primeiro troço do IC6

O autarca covilhanense refere que o Governo deve lançar o concurso público para a construção do primeiro troço do IC6 antes do Verão. Pinto refere que a ligação a Unhais deve estar pronta em 2007.

NC / Urbi et Orbi


O projecto do primeiro troço do Itinerário Complementar 6 (IC6), que atravessa o concelho da Covilhã, deverá estar concluído no início do Verão, revelou o presidente da autarquia, Carlos Pinto. O IC6 tem estado previsto em sucessivos planos rodoviários nacionais para ligar a Covilhã a Coimbra, mas tem sido sempre adiado.
O primeiro troço daquela via ligará a cidade da Covilhã à vila termal de Unhais da Serra, num investimento de 20 milhões de euros. Segundo o presidente da autarquia, Carlos Pinto, a ligação da Covilhã a Unhais da Serra está prevista no Plano de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC).
De acordo com o autarca, "em Junho ou Julho o Governo tem todas as condições para lançar o concurso público". "Se o concurso público for lançado até Julho, podíamos já contar com o novo acesso quando estivesse construído o novo complexo termal de Unhais da Serra", que deverá ficar concluído em 2007, afirma o autarca.
Segundo disse, o projecto prevê a construção de uma estrada entre a Covilhã e Unhais da Serra "com quatro faixas e separador central nalguns troços". "No entanto, defendemos que de Unhais até Coimbra seja desenvolvido um perfil de auto-estrada", afirma.