Segundo os responsáveis pelos serviços de águas, a Covilhã está abastecida para o Verão
Água no Verão
Covilhã fora do mapa da seca

Pode já não se registar nenhuma pluviosidade, que ainda assim, “não vai faltar água nas torneiras dos covilhanenses”. Os responsáveis do SMAS referem que as reservas de água estão garantidas.


Por Eduardo Alves


Foi uma semana muito positiva para os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS). Numa primeira fase, a autarquia covilhanense decidiu-se pela criação de uma empresa que prevê a construção de estações de tratamento por todo o concelho. Em segundo lugar, Alçada Rosa, responsável por aquela instituição anunciou que a Covilhã tem reservas de água para o Verão que se avizinha.
Uma empresa com capitais privados, ligada à construtora Somague vai criar um sistema integrado de tratamento de esgotos e desinfecção de águas. Daí que “o Zêzere não vá receber nem mais um metro cúbico de esgotos daqui para a frente”, sublinha Alçada Rosa. Isto porque, na área da Covilhã vai ser construída uma grande estação de tratamento de águas residuais, estrutura semelhante à que será também edificada na freguesia de Unhais da Serra. Posteriormente serão construídas 14 estações de tratamento de menores dimensões, “por forma a garantir o saneamento no restante concelho”.

Água garantida em tempo de seca

Segundo Alçada Rosa, “a Covilhã foi apontada como um exemplo a nível nacional”. Isto porque, neste momento, com Portugal a atravessar um dos piores períodos de seca, “o concelho não vai deixar de ter água nas suas torneiras”. Segundo o responsável pelo SMAS, “não sai um litro de água da barragem do Viriato”. Actualmente, as nascentes e os furos que se encontram na encosta da serra “servem perfeitamente para abastecer o concelho”.
Caso não se registem períodos de chuva, o precioso líquido armazenado na barragem do Viriato “permite que o período de Verão seja enfrentado com confiança”. Alçada Rosa lembra contudo, “que existiu uma preocupação dos SMAS e da câmara no sentido de construir reservatórios e outras estruturas, com as quais se podem suprir as necessidades do concelho”. Neste momento, os SMAS têm 78 reservatórios de água espalhados por todo o concelho e estão em construção “outros 21” afiança o responsável.
No dia em que a água esteve em destaque, o vento não ficou atrás. Nesta semana, a autarquia covilhanense tornou público o começo das medições ao potencial eólico do concelho. A ENEL, uma empresa espanhola especializada nesta área vai instalar várias torres de medição de vento em pontos estratégicos do concelho da Covilhã. Desta acção resultará um mapa onde ficam assinaladas as zonas mais importantes e de maior potencial. Futuramente, a edilidade não descarta a hipótese de vir a investir nestas fontes de energia limpa.