NC / Urbi et Orbi


Uma das preocupações do Centro Social da Boidobra é a recolha de material informático

Abrir uma sala de convívio para idosos independentemente de serem utentes ou não e um “espaço jovem” com equipamento informático à disposição são as duas intenções mais imediatas da nova direcção do Centro Social e Paroquial Santo André da Boidobra, que tomou posse para o próximo biénio.
Segundo Fernando Santos, o tesoureiro da instituição, o objectivo é proporcionar os meios para que os jovens da freguesia possam aprender a trabalhar com o computador. O problema, frisa, é garantir primeiro a “base mínima” para que a sala possa ser aberta ao público. Este responsável diz que o Centro não tem condições para comprar esse equipamento e os dois que existem, que foram oferecidos, não são suficientes. Por isso frisa que estão receptivos a aceitar doações de material informático. E acrescenta que a concretização dessa intenção, que iria ocupar uma das muitas salas vazias, está dependente do equipamento que chegar.
Mas a principal ambição da direcção do Centro Paroquial da Boidobra, presidida pelo pároco da vila, Acácio dos Santos, é conseguir pôr em pé a segunda fase do complexo onde o centro está a funcionar desde 1986. O ante-projecto está feito há anos e contempla um centro de dia e noite com 50 quartos para mais ou menos 80 pessoas, a construção de um infantário e de um salão de festas polivalente, onde eventualmente se possam praticar alguns desportos.
No entanto salienta que o centro não tem capacidade económica para avançar sozinho para as obras e que sem apoios dificilmente isso possa acontecer. Para além disso sublinha que os programas de apoio a que poderiam recorrer estão todos esgotados e que a Câmara Municipal da Covilhã não comparticipa. “Mas tenho esperança”, acrescenta.
O centro emprega quatro funcionárias, funciona como centro de dia e presta apoio domiciliário a 15 pessoas, a maioria de fora da freguesia. De bairros como Santo António, Refúgio ou Penedos Altos. No centro passam o dia dez idosos, mas Acácio dos Santos diz que têm capacidade para aceitar mais utentes.
Da nova direcção fazem parte o vice-presidente Carlos Rodrigues, Vítor Fazendeiro, secretário, o tesoureiro Fernando Santos, o vice-secretário Vítor Júnior e o vice-tesoureiro João Pinto.