O novo clube espera agora vir a conseguir mais praticantes da modalidade entre os alunos da UBI
Clube de Rugbi
O novo desporto da UBI

Treinam em condições pouco favoráveis e contam com apoios escassos, mas a vontade de vencer e de levar a modalidade em frente supera algumas contrariedades iniciais. O Clube de Rugby da UBI acabou de vencer o primeiro torneio em que participou, assumindo-se assim como a melhor equipa universitária da região.


Por Eduardo Alves


O sol vai desaparecendo e a luz natural começa a ser escassa, mas para quem já treinou “às escuras”, estas tardes de Verão são uma boa prenda. Cerca de 25 alunos formam a primeira equipa de rugby da UBI e também se assumem como os primeiros membros do clube desta modalidade a funcionar na instituição.
A ideia de criar uma equipa de rugby na Covilhã partiu do professor Luís Taborda Barata, docente na Faculdade de Ciências da Saúde. A sua passagem, “em tempos de estudante”, pela Universidade de Coimbra e mais tarde “como investigador”, por várias universidades do Reino Unido levou este docente a desenvolver um gosto especial pelo Rugby. Praticante desta modalidade há vários anos, Luís Taborda afiança que “foi com alguma tristeza” que verificou a falta de uma equipa de rugby na UBI.
Começou por colocar alguns anúncios e alertas pelos corredores e placard’s de informação “com o sentido de constituir um grupo pioneiro que leva-se à criação do clube de Rugby”. O primeiro a mostrar-se identificado com a ideia foi João Viegas, aluno do segundo ano de Informática. Também ele praticante deste desporto, “enquanto aluno do secundário”, olhou com bom agrado para a proposta do docente. Passados os primeiros tempos, o Clube de Rugby da UBI (CRUBI) é uma realidade.
Com um grupo “muito coeso e com muita vontade”, os treinos decorrem num anexo ao principal campo do Complexo Desportivo da Covilhã. Duas vezes por semana, terças e quintas-feiras, pelas 19 horas e 30, a equipa junta-se e vai encenando alguns passes às ordens de Luís Taborda.



Ordem para crescer

Os praticantes desta equipa vão participar num torneio nacional no Minho

A motivação inicial do grupo já deu resultados. Na passada semana, este conjunto de atletas foi à Escola Superior Agrária de Castelo Branco vencer um torneio que juntou equipas das três instituições de ensino superior da região.
Uma primeira “de muitas vitórias”, sublinha João Viegas. Este estudante de Informática é também um dos membros que encabeça os destinos do CRUBI. O aluno espera agora que o resultado “no próximo torneio a realizar dia 20 de Abril, no Minho, seja igual”. Isto porque, “com bons resultados torna-se mais fácil de motivar gente e chamar novos membros”.
Para já, as únicas reivindicações deste grupo vão no sentido da Câmara Municipal da Covilhã, “ou os responsáveis pelo complexo desportivo” cederem melhores condições de treino. O campo de jogos do complexo “está quase sempre sem ninguém” e “tem condições fantásticas para a prática desta modalidade”, reitera João Viegas. Mas para que esta estrutura seja utilizada, “não só pelo CRUBI, mas por outras associações e desportistas”, tem de existir uma autorização camarária. Os elementos que formam agora o CRUBI estão esperançados que tudo corra pela melhor forma e este núcleo desportivo de estudantes se venha a destacar pela actuação positiva.