NC / Urbi et Orbi


O vereador socialista apresenta agora a verdadeira dívida da câmara

Este é o resultado da análise do único vereador da oposição, o socialista Miguel Nascimento, com base nas Contas de Gerência e nos relatórios de gestão das duas entidades.
Quando o assunto foi aprovado na reunião do executivo de 13 de Abril o vereador diz ter votado contra por o volumoso dossiê lhe ter sido entregue com pouca antecedência para os poder analisar com objectividade. Entretanto, Alçada Rosa, o número dois da Câmara da Covilhã, sublinhava que a situação financeira da autarquia é equilibrada. Miguel Nascimento, num comunicado enviado à comunicação social com a análise das contas feita “no tempo justo e necessário” vem dizer que “a situação financeira da autarquia é grave e extremamente preocupante”.
Segundo o vereador socialista, fazendo uma distribuição da dívida pela população residente no concelho, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística, cada covilhanense devia no ano transacto 1462 euros (293 contos). Nascimento acrescenta que o sinal mais grave é a “evolução galopante das dívidas a curto prazo que, em 2004, ascendem a 16 milhões de euros”.
Miguel Nascimento perspectiva que os encargos com a dívida ascendam aos 3,3 milhões de euros, altura em que se inicia o “ciclo de crescimento das despesas com a dívida”. E salienta que o período crítico será entre 2006 e 2014, quando terminarem os períodos de carência dos 15 empréstimos contraídos nos últimos oito anos e terão de se começar a pagar as prestações. Embora este responsável já tenha adiantado que em 2008 as dificuldades se vão acentuar.

“Taxa de execução mais baixa dos dois mandatos”

O único vereador da oposição sublinha que o passivo, que em 2003 era de 76,7 milhões, aumentou 3,8 por cento e que desde 97, quando a actual maioria iniciou o primeiro mandato, “aumentou 368 por cento”. Por outro lado, chama a atenção para a “taxa de execução mais baixa destes dois mandatos de gestão PSD”, de 18,21 por cento, que corresponde a 15,3 milhões de euros.
Contactado o presidente em exercício da autarquia, Alçada Rosa, diz que não tem conhecimento do documento enviado por Miguel Nascimento, que diz respeitar, e que por isso não seria honesto estar a comentar o que não conhece em pormenor. A resposta à análise do vereador da oposição adianta que será dada posteriormente, num comunicado.