Este instrumento musical foi o alvo de todas as atenções no encontro de acordeonistas
Instrumento típico da Beira Baixa
Acordeão junta artistas populares

Foram cerca de 50 os acordeonistas que marcaram presença no 11º encontro que se realizou em Santo André das Tojeiras. Um instrumento que, segundo os artistas, está a atrair vários jovens. Em Outubro, Castelo Branco recebe o Campeonato do Mundo.


Por José Manuel Alves
NC / Urbi et Orbi


A Junta de Freguesia de Santo André das Tojeiras, promoveu o 11º encontro de acordeonistas da Beira Baixa, que contou com a presença de cinquenta tocadores.
Satisfeito pela adesão popular a esta iniciativa, o presidente da autarquia, Francisco Lourenço, frisa que "este é um dia diferente nesta terra, pois conseguimos proporcionar à população momentos de alegria e convívio". O evento cultural, insere-se no âmbito da "política de animação cultural que a Junta de Freguesia tem vindo a desenvolver" refere o autarca, que elogia a colaboração da Associação de Acordeonistas da Beira Baixa, por estar presente na homenagem a Manuel Nunes, pela sua dedicação ao acordeão.
"Trata-se de um homem natural desta freguesia, que jamais esqueceremos, pois
ao longo de muitos anos, e ainda nos dias de hoje, animou esta gente laboriosa, que aos acordes da sua concertina, proporcionou momentos alegres nos casamentos, baptizados e outros convívios. É uma pessoa da cultura, sempre disponível a participar quando é solicitado". Face ao êxito deste encontro de acordeonistas, está lançado o repto para que no próximo ano se realize mais um convívio do género.
Manuel Nunes, satisfeito pela homenagem prestada, salienta que "este reconhecimento é sobretudo para o valor do acordeão, um instrumento musical que não está esquecido, e que se está a estender a inúmeros jovens com enorme talento".
O homenageado, recordando os momentos que animou os vários convívios, lembra que "antigamente os bailaricos faziam-se à luz do candeeiro, pelo que a malta de então, queria sempre quase no final do baile, que eu tocasse uns tangos, para alegria dos rapazes e raparigas, mas com a reprovação dos mais velhos que não gostavam".

Os melhores do Mundo em Castelo Branco

A "Coupe Mondiale de Acordeão" realiza-se, em Outubro, em Castelo Branco. Trata-se do campeonato do mundo de acordeão, que pela primeira vez decorre em Portugal, numa iniciativa do Conservatório Regional albicastrense, onde estarão presentes os melhores intérpretes mundiais.
Carlos Semedo, director artístico, explica que "o facto de haver muitos alunos na cidade e desta possuir o único curso superior de acordeão do País, terá pesado nesta decisão da Confederação Internacional de Acordeonistas".
Como ante-estreia da Coupe, arrancará já no próximo mês de Maio, no âmbito do Festival Primavera Musical, onde os russos Nicolay Sivchuc e Alexei Peresdly (vencedores da prova em edições anteriores) irão participar.Uma presença em palco, que de acordo com Carlos Semedo, "será aproveitada para a divulgação da Copa Mundial de Acordeão".
Para Cristina Lima, directora pedagógica do Conservatório Regional de Castelo Branco, a realização deste evento, "é uma honra não só para esta instituição, mas também para a cidade, que tem larga tradição no ensino do acordeão, reforçado com a realização deste campeonato, onde vão estar presentes os melhores acordeonistas do mundo".