NC / Urbi et Orbi


O Teatro Municipal da Guarda abriu as portas ao público com a ópera "La Traviata"

O novo Teatro Municipal da Guarda (TMG) foi inaugurado ao princípio da noite do passado domingo, 24 de Abril, pela Ministra da Cultura, envolvendo um complexo onde foram investidos cerca de 10,5 milhões de euros no centro da cidade. O presidente da Câmara Municipal, Álvaro Guerreiro, afirmou na circunstância que se trata de "um valioso tributo à Cultura e à modernidade".
Citou o escritor e ensaísta guardense Eduardo Lourenço (natural de São Pedro de Rio Seco/Almeida), que afirmou que "a ideia do cultural como esfera autónoma e, sobretudo, como expressão sublimada e sublime da realidade humana é uma ideia moderna. É mesmo a essência da modernidade".
Apelando à comparticipação do Ministério da Cultura, designadamente através do Programa Operacional da Cultura (POC), nos custos da programação, Álvaro Guerreiro definiu o TMG como "um espaço que tem por alvo o público da Região Centro, em especial do Interior, mas que também beneficiará da localização ímpar da Guarda face a Castilla y León (Espanha), para não só conquistar o público espanhol como para catalisar sinergias de ambos lados da fronteira em termos de produção, promoção, divulgação e intercâmbio de culturas de ambos povos".
O TMG compreende uma área de construção de 11 mil metros quadrados, onde se encontra uma grande Sala de Espectáculos (Centro de Congressos, no dizer do Presidente da Região de Turismo da Serra da Estrela) com capacidade para 626 lugares com potencialidades para espectáculos de bailado, ópera, concertos e ainda um auditório com 160 lugares onde semanalmente serão exibidos filmes de qualidade. Insere-se no complexo um Café-Concerto como espaço de convívio e entretenimento dirigido principalmente aos jovens e uma Galeria de Exposições onde a partir de hoje está patente ao público a exposição "Plágios" de Maria Oliveira, artista/escultora e pintora natural da Guarda. O TMG é gerido pela CULTURGUARDA, empresa municipal que tem como director artístico o poeta, actor e escritor Américo Rodrigues.