Largas dezenas de pessoas conseguiram equivalências escolares com estes cursos de formação
Acção do NERCAB
Mais 73 alunos validam competências

Foram 73 os alunos que receberam o seu diploma esta semana no Centro de Validação de Competências do NERCAB. Um título que dá equivalência ao nono ano a pessoas com mais de 18 anos e que permite uma maior profissionalização dos formandos.


NC / Urbi et Orbi


O Centro de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, sediado nas instalações do NERCAB em Castelo Branco, entregou na terça-feira, 19, os certificados a 73 alunos adultos que concluíram o processo equivalente ao 9º ano.
António Catana, avaliador externo, elogia a direcção do NERCAB pela opção tomada em instalar este Centro e lembra esta acção está destinada “a reduzir o defícit de qualificação escolar básica dos trabalhadores, permitindo assim, aos maiores de 18 anos, com ou sem actividade profissional, mas com percursos escolares incompletos, poderem completá-los, graças à flexibilização de horários que os mesmos Centros contemplam".
O avaliador lembra a profunda "auto-estima" dos candidatos, dotados de "um subir na vida a pulso, com muita dignidade e forte desejo de alcançar melhor qualificação académica e profissional", sublinhando que "alguns destes impressionaram-me, pela positiva, ao constatar que adquiriram competências, no estrangeiro, frequentando cursos, em pé de igualdade, na área da construção civil e noutras, com naturais desses Países". E recorda que "muitos destes, quando emigrantes, embora sem a escolaridade mínima obrigatória, chegaram a desempenhar funções de encarregados".
A concluir, António Catana, considera que "estes Centros são incontestados pólos de desenvolvimento de dinâmicas de enriquecimento da história de vida da população activa" salientando "o importante contributo na valorização académica e profissional da mesma população" permitindo "a melhoria da ascensão na carreira, a redução do défice de escolarização básica e, concomitantemente, o melhor desempenho profissional dessa mesma população activa".
Este é um processo que permite a todos os cidadãos, com idade igual ou superior a 18 anos, verem reconhecidas, validadas e certificadas as competências adquiridas ao longo da vida, nos mais variados contextos. No CRVCC os adultos podem obter uma certificação que é equivalente, para todos os efeitos legais, aos diplomas dos 1º, 2º ou 3º ciclos de escolaridade, emitidos pelo Ministério da Educação.