Por Rosa Ramos


Estes eventos estão integrados no mestrado em Gestão de Unidades Hospitalares

Carla Gonçalves Pereira, Directora Executiva da SinASE/BUROTEC e Carlos Santos, Director dos Serviços Farmacêuticos do Hospital de Santo André, em Leiria, vieram à UBI, a convite do Departamento de Gestão e Economia. O pólo IV (Ernesto Cruz) recebeu a primeira de várias Conferências realizadas no âmbito dos MBA/Mestrados em Gestão de Produtos Farmacêuticos e MBA/Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde, no dia 29 de Abril.
Num serviço de saúde, pessoas tratam pessoas. Por isso, o conceito de Qualidade assume, num contexto assim, um sentido com algumas particularidades. Importa não apenas a satisfação útil do cliente, à semelhança do que acontece num contexto organizacional, mas também assegurar que os cuidados são prestados com o selo de qualidade pretendido pelo doente, satisfazendo em simultâneo as suas expectativas e asseguarando os cuidados de que necessita. Lida-se, diariamente, com um factor quase imprevisível: a doença.
Será importante, numa primeira fase, orçar custos e reduzir despesas. Estes objectivos são comuns a qualquer área da Gestão. Porém, quando se fala em Saúde, importa ter em conta que os custos de investimento nos doentes não podem ser reduzidos. Carla Gonçalves Pereira explicou, ao longo de cerca de duas horas, como deve ser feita uma gestão proveitosa dos recursos em saúde. “Pretende-se uma Gestão transparente, preocupada e solidária”, referiu a determinado momento. Acrescentou ainda: “Enquanto gestores de saúde, cabe-nos um papel social de extrema importância: há que ensinar práticas de qualidade de vida às populações.”
O principal aspecto a não esquecer no domínio particular da saúde é saber transformar políticas organizacionais em serviços de Qualidade nos Hospitais.
Carlos Santos veio falar de “Qualidade em saúde, até onde?”. O Director dos Serviços Farmacêuticos do Hospital de Santo André (Leiria) é defensor de que em toda a actividade de Gestão terá de existir uma corresponsabilização e delegação de poderes eficiente, Mais adiante, salientou a importância do conceito de ‘Gestão Emocional da Equipa de Trabalho’. “Somos um conjunto de emoções. È, pois, impossível separar as esferas do trabalho e das emoções”, explicou. Este aspecto deverá ser tido em conta, segundo o Director, na organização de uma equipa de trabalho produtiva. Atentar nas questões financeiras, escolher bons consultores na área, saber motivar, lidar com pressões, reunir, ouvir e conseguir adaptar-se a novas realidades sem, no entanto, acontecer um desvio das prioridades reconhecidas no projecto incial são, no entender de Carlos Santos, aspectos primordiais que contribuirão para aumentar a Qualidade em Saúde. “Trata-de de um trabalho contínuo”, concluiu.
A próxima Conferência inserida neste âmbito decorrerá no dia 6 de Maio, pelas 15 horas. O Presidente da Associação de Administradores Hospitalares, Manuel Delgado, deslocar-se-à à UBI (Pólo do Ernestro Cruz) para falar sobre “Qualidade em Saúde”.