Por Rosa Ramos


A formação profissional foi o objecto de estudo desta tese

Nélia Trindade trabalha na Escola Profissional do Fundão, onde lida, diariamente, com a área de apoio à Coordenação da Direcção Pedagógica. Foi desta actividade que nasceu a ideia de iniciar um trabalho que avaliasse aquilo que a Escola Profissional oferece ao nível das práticas de formação.
A tese de mestrado que resultou desta motivação de Nélia Trindade incidiu, essencialmente, na análise que os alunos fazem da eficácia das práticas de formação a que os professores recorrem na Escola Profissional do Fundão. Os protagonistas do estudo são, deste modo, os alunos. “ Os formandos são o ponto central da acção educativa. Centrei-me nas representações e nas precepções que eles têm do trabalho da Escola”, conta.
O júri da prova foi constituído por Isabel Ferraz, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (no papel de Arguente), Maria de Fátima Simões (Orientadora da Tese) e Maria Luísa Ferraz do Departamento de Ciências da Educação da UBI. Considerando que a temática presente na tese é de “extremo interesse” no actual momento de ensino, em que se assiste a uma redefinição de políticas do Ensino Profissional em Portugal, os membros atribuíram à dissertação de Nélia Trindade a classificação máxima: “Muito Bom”.
Terminou da melhor forma um trabalho de quase três anos. Nélia Trindade, naturalmente satisfeita, contou ao Urbi que a elaboração deste estudo foi, em tudo, proveitosa. “Foi positivo não só em termos de investigação, mas também no que se refere à minha vida na Escola, já que o estudo tem uma ligação directa com o meu contexto profissional”, conclui.