O Centro Hospitalar é o 20º na classificação dos hospitais-empresa
Classificação de hospitais S.A.
Cova da Beira a meio da tabela

Um estudo avançado pela imprensa nacional faz a selecção e classificação dos hospitais/empresa, o Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB) fica a meio da tabela.


NC / Urbi et Orbi


O Centro Hospitalar da Cova da Beira ocupou, em 2004, o 20º lugar no que toca ao desempenho dos hospitais cuja gestão foi empresarializada com a transformação em sociedade anónima de capitais públicos (S.A). É isto que revela um estudo publicado na imprensa nacional, que se baseia no indicador global de eficiência de cada unidade, juntando resultados económico-financeiros e operacionais, mas que ainda pode ser ajustado depois de todos os concelhos de administração terem fechado as suas contas. Segundo este indicador, o melhor hospital-empresa do País foi novamente o de São Sebastião, em Santa Maria da Feira.
Esta classificação é, no entanto, desvalorizada pelo presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, Manuel Delgado, que diz não se poder por no mesmo saco alguns hospitais porque “hospitais com menos recursos humanos podem apresentar melhores resultados financeiros, mas não necessariamente de qualidade”.
Nesta avaliação o Cova da Beira surge à frente de unidades como o Pulido Valente, o IPO em Lisboa, ou o Egas Moniz.