Por Eduardo Alves


O novo espaço da Sonae vai ser o maior da região


Promovida pela Sonae Sierra, a ampliação do actual Modelo da Covilhã resulta na maior área comercial da região. Um investimento total de 27,6 milhões de euros que está ser feito na cidade neve e que vai resultar na abertura de 89 lojas e 15 restaurantes e perto de 800 postos de trabalho.
Toda a área da Quinta do Pinheiro, na freguesia de Santa Maria está agora a ser alvo de uma remodelação profunda. Terminados que estão os trabalhos “de envelope” resta agora construir a parte de dentro, “do receio deste grande espaço” explica Falcão Mena, engenheiro responsável pela obra.
A empreitada iniciada em Agosto de 2004 conta já com uma área total de construção de 43 mil metros quadrados. É neste espaço gigantesco que a Sonae vai abrir um hipermercado Modelo com 5 mil metros quadrados, uma loja Worten com mil metros quadrados e quatro salas de cinema que serão exploradas pela empresa Castello Lopes. Do grupo Sonae vão também abrir na Covilhã as lojas Sportzone, Modalfa e MaxMat. Como lojas satélite contam ainda as marcas Berska, Pull&Bear, Kiddys, Oysho, Zippy, Salsa, Springfield, Lanidor e Bertrand. Estas vão fazer parte de um total de 89 novos espaços comerciais servidos por 898 lugares de estacionamento gratuito. Tudo em prol “de uma maior comodidade e segurança para o cliente” refere o mesmo representante.
No dia de apresentação do novo espaço, foi possível verificar também a área destinada a uma zona de lazer, “onde será possível aceder através de elevadores panorâmicos e o tecto será constituído por uma cúpula de vidro”, refere Falcão Mena.
Em toda esta área de construção estão envolvidos cerca de 150 trabalhadores “que laboram a tempo inteiro”. Falcão Mena ainda não adianta uma data prevista para a abertura do espaço. “Até porque, falta comercializar algumas lojas, decorar as que estão entregues e terminar as obras de embelezamento do espaço”. Contudo o responsável do grupo Sonae vai adiantando que Belmiro de Azevedo, presidente do grupo “vai marcar presença no dia de inauguração”.
Este espaço “não representa uma ameaça a ninguém”, deixa claro o representante da Sonae. Por seu lado “é uma marca de desenvolvimento da região”. A aposta da Sonae na Covilhã “foi feita depois de vários estudos de mercado”. A provar estas afirmações, Falcão Mena revela que o grupo espera ter no primeiro ano “a visita de mais de 4 milhões de pessoas”.




Quatro salas de cinema e 15 restaurantes

Por enquanto não passam de espaço em aberto, mas dentro em breve “vão começar a surgir as estruturas que suportam as cobertas e aí vai ser possível ter uma melhor ideia do resultado final”. Falcão Mena explica o funcionamento da grande praça central que vai estar localizada no piso 1 da estrutura comercial. Cerca de mil e 500 metros quadrados dedicados à área da restauração. Para já está prevista a abertura de 15 restaurantes e quatro salas de cinema com a capacidade para 600 pessoas. Num futuro próximo, “mais poderão surgir”. Os responsáveis mostram-se bastante crédulos nos resultados positivos a alcançar na zona da Covilhã. Das 89 lojas, 15 são para comerciantes da cidade, “o que dá uma boa perspectiva”, as restantes vão ser distribuídas pelo grupo e por vários interessados. A abertura será “no próximo Outono”.