Jorge Fael diz que as autárquicas vão obrigar a novas eleições para a ComurBeiras
Eleições da ComurBeiras
Pedido de impugnação rejeitado

O Tribunal Administrativo de Castelo Branco não aceitou a queixa apresentada pelo deputado municipal covilhanense Jorge Fael. Este diz agora que as autárquicas vão levar a novas eleições.


NC / Urbi et Orbi


O Tribunal Administrativo de Castelo Branco (TACB) rejeitou o pedido apresentado pela CDU para impugnação das eleições para a Assembleia da Comurbeiras - Comunidade Urbana das Beiras, segundo Jorge Fael, membro da concelhia do PCP da Covilhã. Realizadas em Março, as eleições para a Assembleia da Comurbeiras foram impugnadas pelos comunistas, depois de a lista que apresentaram, liderada por Jorge Fael, ter sido excluída pela comissão eleitoral.
A comissão exigiu que cada lista reunisse 37 eleitos das diferentes assembleias municipais, tantos quantos os lugares na Assembleia da Comunidade. "Foi a forma encontrada pelo PS e PSD para afastarem as outras forças políticas, pois são os únicos dois partidos com mais de 37 eleitos nas assembleias municipais", afirma Jorge Fael. A situação levou a CDU a impugnar o acto eleitoral.
No entanto, o TACB anunciou agora que "a acção de impugnação deveria apresentada pelos membros do colégio eleitoral e não pela CDU, pelo que a indeferiu", explica Fael. Apesar de discordar da decisão do TACB, o comunista salienta que "as eleições autárquicas de Outubro vão obrigar a novas eleições para a Comurbeiras. Nessa altura, ou há um entendimento diferente da situação ou avançamos com nova acção", conclui.
A ComurBeiras é constituída pelos concelhos de Guarda, Almeida, Celorico da Beira, Meda, Trancoso, Sabugal, Manteigas, Pinhel e Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda e de Belmonte, Covilhã e Penamacor, do distrito de Castelo Branco.
Tanto a tomada de posse da Assembleia da Comurbeiras como da Junta, liderada por Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã com mandato suspenso, ainda não têm data marcada.