A cereja vai estar no centro das atenções no Fundão durante o próximo mês
Gastronomia local
Fundão divulga cereja com Festival

O evento gastronómico pretende promover a cereja do Fundão a nível nacional e decorre de 4 a 26 do mês de Junho. Para além das campanhas de divulgação, a organização lançou um guia turístico, com informações sobre restaurantes, hotéis e monumentos.


Liliana Machadinha
NC / Urbi et Orbi


“Um evento de enorme qualidade” é como o vereador da Câmara do Fundão, Paulo Fernandes, descreve o “Festival da Cereja”, que este ano se realiza entre 4 e 26 de Junho. Para além das iniciativas de promoção e divulgação do festival, a organização pôs à disposição da população e dos turistas um guia onde são aconselhados diversos restaurantes, hotéis, ou mesmo monumentos do concelho fundanense. A apresentação do certame nas piscinas municipais, onde também esteve presente o presidente da empresa Fundão Turismo, Dias Rocha.
“O Festival da Cereja vem contribuir para um aumento da notoriedade da cidade e de toda a região, para além de promover a cereja em si”, garante o vereador. A produção deste fruto, proveniente da região da Cova da Beira representa cerca de 50 por cento da produção total de Portugal. Apesar de não existir uma contabilidade oficial, pensa-se que a região produz, aproximadamente, 7 mil toneladas de cerejas por ano. Com um orçamento que ronda os 50 mil euros, dos quais a autarquia apenas investirá entre “30 a 40 por cento”, segundo adianta Fernandes, a aposta no turismo regional e nacional mantém-se. Para tal, as campanhas de divulgação são essenciais. À semelhança dos anos anteriores, a organização, autarquia e a empresa Fundão Turismo, pretende fazer a distribuição directa de cerejas junto da população fundanense e no mercado abastecedor de Lisboa. A iniciativa deste ano apresenta também uma campanha “inovadora” que será levada a cabo nas Docas, em Lisboa, com a colaboração de dois restaurantes. Segundo os valores do ano anterior, a aposta na promoção a nível nacional deu “bons resultados”, informa o vereador. Apesar das “expectativas serem optimistas” para o certame deste ano, a organização espera valores mais baixos. Uma das razões apontadas, refere-se às iniciativas nacionais que se realizam no mês de Junho. “Em 2004 tivemos o Euro e o Rock in Rio, mas este ano só vamos fazer divulgação no Super Bock, Super Rock”, justifica Fernandes. Apesar de serem esperados menos turistas, a Fundão Turismo preparou um guia turístico que estará disponível nos postos de turismo. “Fundão: 365 dias à Descoberta” é nome da publicação que, segundo o presidente da empresa de turismo, Dias Rocha, “tem uma concessão que permite ser aumentada”. Trata-se de um dossier que contém informações sobre a história de diversos monumentos do concelho e aconselha hotéis e restaurantes, onde os visitantes se podem dirigir. No guia pode ainda ser encontrada informação diversificada sobre vários eventos culturais que decorrem no município fundanense durante todo o ano, nomeadamente, a “quadragésima, os caminhos da Transumância e o festival de cinema, IMAGO.



Cadeia de hipermercados vai publicar novas receitas

São várias as acções promocionais que envolvem a cereja

Mas o “Festival da Cereja” conta ainda com mais novidades, nomeadamente com a participação do chef Michel. Fernandes explica esta cooperação com “um desejo de tentar ir sempre mais longe através da marca cereja e na procura de novas linhas e produtos”. O chef vai criar um bolo com cerejas, castanhas, azeite e vinho provenientes do Fundão, sendo essa uma das possíveis receitas a serem transpostas para o livro “Receitas de Portugal”, que uma cadeia de hipermercados vai lançar. Esta edição, ainda por publicar, engloba cerca de 20 receitas, duas delas serão típicas do Fundão. Apesar do vereador não querer adiantar o nome da cadeia de hipermercados, esta poderá ainda vender nos seus balcões as criações culinárias.
Outro dos projectos, também relacionado com o evento, a região e a gastronomia, que foi divulgado durante a apresentação do festival, trata-se da construção do museu das artes culinárias. Segundo o vereador é uma ideia “antiga”, com cerca de “ano e meio, dois anos”, e que só a estrutura física vai demorar aproximadamente cinco anos a fazer. “É um projecto a médio- longo prazo de grandes dimensões”, que tratará de temas culinários da região, do país e até mesmo da Europa do sul, representando a cultura gastronómica mediterrânea. Desta forma, a autarquia fundanense pretende criar um pólo de atracção à escala regional, nacional, mas também internacional.
A seguir o mesmo intuito de desenvolver e promover a cereja do Fundão, assim como a cidade e a região, está a publicação “Cartas Gastronómicas”. Esta iniciativa pretende ser uma ajuda à criação da marca cereja do Fundão, uma vez que até ao momento apenas existe a cereja da Cova da Beira.