Por Eduardo Alves


Gerardo Rocha apresentou a sua tese na área do escoamento de líquidos

Foi no âmbito do mestrado em Engenharia de Sistemas de Controle e Manutenção Industrial que Gerardo Imanuel de Nóbrega Rocha realizou a sua tese. Este versa sobre as diversas formas de comportamento de um líquido específico quando colocado sob determinadas variáveis e numa superfície plana.
Uma tese que aborda um campo científico em franco desenvolvimento, segundo os elementos do júri. Esta também parece ser a opinião do autor da tese apresentada ontem no anfiteatro 8.1. da UBI.
Ao longo de todo o tempo de pesquisa, Gerardo Rocha aplicou diferentes variáveis ao seu objecto de estudo de forma “a perceber os diferentes comportamentos deste”. Com novas formas de abordagem dos “líquidos newtonianos e não newtonianos”, esta tese de mestrado apresenta inovações ao nível dos cálculos alcançados.
O júri que aprovou o estudo foi composto por Paulo Jorge dos Santos Pimentel de Oliveira, professor catedrático da Universidade da Beira Interior, Pedro Nuno Dinho Pinto da Silva, professor auxiliar da Universidade da Beira Interior, Manuel António Moreira Alves, professor auxiliar da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.